Professor Dr. Nathan e acadêmica Paulyane
O artigo "Autism in Brazil: a systematic review of family challenges and coping strategies", (Autismo no Brasil: desafios familiares e estratégias de superação: revisão sistemática), elaborado na estratégia Projeto em Equipe (P.E) do 5º período do curso de Medicina (UNIFENAS-BH), sob orientação do professor Dr. Nathan Mendes Souza, foi reconhecido mundialmente, com diversos convites para ser apresentado em instituições internacionais de educação e pesquisa.
A primeira autora do trabalho, a acadêmica Paulyane Talita Miranda Gomes, explica que o artigo visa descrever os desafios encontrados pelas famílias na convivência com crianças portadoras de transtorno do espectro autista no Brasil e as estratégias de superação empregadas por essas famílias. Segundo ela, o interesse inicial pelo desenvolvimento da pesquisa deve-se ao fato de se tratar de um transtorno global do desenvolvimento de extrema relevância devido a sua alta prevalência, chegando a acometer um a cada 88 nascidos vivos no mundo e, até 2010, cerca de 500 mil pessoas no Brasil. “Apesar de sua relevância, há poucos estudos brasileiros que tratam do assunto, mostrando que há uma importante lacuna na literatura e que a produção científica brasileira sobre esse transtorno não corresponde à demanda do nosso país”.
Para desenvolver o trabalho, Paulyane e os demais autores fizeram uma revisão sistemática da literatura científica, em que foram incluídos estudos publicados até setembro de 2013, de alta e moderada qualidade metodológica, realizados em São Paulo e no Rio Grande de Sul. “No decorrer do estudo, nós observamos sobrecarga emocional como um dos principais desafios encontrados pelas famílias de crianças autistas, inclusive com grande tensão sobre as mães.
Destaques internacionais
A pesquisa ganhou reconhecimento mundial após sua publicação no Jornal de Pediatria e, a partir de então, houve convites de importantes instituições internacionais. A editora LAP LAMBERT Academic Publishing, situada na cidade de Saarbrücken, na Alemanha, mostrou-se interessada numa versão expandida da nossa obra para publicá-la sob a forma de um livro.
A pesquisa se destacou também nos Estados Unidos, e os autores foram convidados pelo "United Scientific Group (USG)" para submissão e apresentação do artigo em uma conferência sobre "Distúrbios Neurológicos", que acontecerá em São Francisco, nos Estados Unidos, entre 06 e 08 de julho de 2015. “Nossa pesquisa rendeu-nos o convite para palestrar na Conferência Internacional intitulada "Euro Health Care and Fitness Summit" (Health Care-2015), programada para os dias 1, 2 e 3 de Setembro de 2015, em Valência, Espanha”.
De acordo com Paulyane, outra instituição que demonstrou interesse no estudo foi a "Austin Publishing Group", situada em Nova Jersey, nos Estados Unidos. “Esse grupo nos solicitou o envio de um manuscrito científico para sua próxima edição especial sobre o tema ‘Transtornos do Espectro Autista: sintomas, diagnóstico e tratamento’”.
Também no Brasil o projeto teve grande repercussão e foi apresentado, em maio de 2014, na 12ª Conferência Mundial de Saúde Rural de WONCA e IV Congresso Sul-Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, ambos realizados no Rio Grande do Sul. Também foi aceito em agosto de 2014 pelo Jornal de Pediatria (JPED) e publicado pelo mesmo jornal em Abril de 2015.
Além da aluna Paulyane, o artigo contou com a autoria dos alunos Leonardo Lima e Mayza Bueno, além da professora Liubiana Araújo.