Professor Hercílio Martelli Júnior
Hercílio Martelli Júnior, professor convidado do Centro Pró-Sorriso da UNIFENAS, acabou de receber o Prêmio pelo melhor estudo científico da XIII Reunión de La Academia Iberoamericana de Patología y Medicina Bucal, ocorrida entre os dias 28 e 30 de maio na cidade de Sevilha, Espanha. O trabalho intitulado “Association of variants in DNA repair genes with nonsyndromic cleft lip with or without cleft palate” contou com uma rede de pesquisadores em sua elaboração. Além de Hercílio Martelli Júnior, participaram os Professores Darlene Persuhn, da Universidade Federal da Paraíba; Silvia Reis, da Faculdade Baiana de Medicina e Saúde Pública; Helenara Moreira, da Universidade de Cascavel, no Paraná; Tao Wu, da Universidade de Peking, China; Sibele Nascimento Aquino, Renato Machado, doutorando em Estomatopatologia da FOP-Unicamp, além do Professor Mário Sérgio Oliveira Swerts, pró-reitor acadêmico e diretor de pesquisa e pós-graduação da UNIFENAS. Este estudo teve a supervisão do Professor Ricardo D. Coletta, da FOP-Unicamp.
Essa investigação científica avaliou, simultaneamente, fatores genéticos e ambientais para a ocorrência das fissuras labiais e palatinas em uma extensa população brasileira de quatro diferentes estados da Federação e demonstrou pela primeira vez que genes de reparo de DNA e tabagismo materno, no primeiro trimestre gestacional, interagem para aumentar a incidência de fissuras orais. Esse estudo contou com o fomento da FAPEMIG, do Casadinho/Procad do CNPq e da CAPES.
“Mais relevante do que a premiação é a busca para melhor compreender os eventos que são responsáveis pelo nascimento de crianças com alterações craniofaciais, particularmente as fissuras envolvendo o lábio e o palato”. Assim, este momento é oportuno para se destacar as atividades desenvolvidas no Centro Pró-Sorriso, envolvendo a assistência a pacientes com anomalias craniofaciais. Ressalta o Professor Hercílio que este Serviço, carinhosamente denominado de “Centrinho”, sob coordenação do Professor Julian Orsi Júnior nasceu há mais de duas décadas sob a égide do Fundador da UNIFENAS, Professor Edson Antônio Velano. Este Serviço de Alta Complexidade é referência em todo estado de Minas Gerais e realiza toda a assistência sem nenhum custo para os pacientes ou familiares. É exclusivamente mantido pelo Sistema Único de Saúde. Assim, destaca-se que esta premiação deve ser compartilhada com toda a equipe de professores e servidores do “Centrinho”. Além das atividades de assistência, o “Centrinho” tem, nos últimos 10 anos, realizado estudos clínicos e genéticos envolvendo as fissuras lábio palatinas, destacando as participações dos Professores Mário Sérgio Oliveira Swerts e Letízia Monteiro de Barros, além de inúmeros estudantes de iniciação científica, dos cursos de Odontologia e Medicina.
Ressalta-se ainda que todas as atividades, não somente do “Centrinho”, mas de toda Universidade continuam sendo conduzidas nas pessoas das Doutoras Maria do Rosário Araújo Velano, Larissa Araújo Velano Dozza e Viviane Araújo Velano Cassis, que têm mantido vivo o sonho e as inúmeras realizações do Fundador, Professor Edson Velano.