Notícias UNIFENAS

Notícias

12 de junho de 2015

Medicina participa do desfile “Luta antimanicomial”


Rosângela Fressato
Ampliar foto
Acadêmicos e professores aderiram ao evento com muita alegria

Alunos e professores do curso de Medicina, câmpus de Belo Horizonte, participaram do desfile em comemoração ao aniversário da Luta Antimanicomial, que ocorreu no dia 18 de maio.

A passeata, que percorreu o trajeto da Praça da Liberdade à Praça da Estação, teve como tema “Para que nunca se esqueça, para que nunca aconteça: por uma sociedade sem manicômios”. Foi organizada pelo Fórum Mineiro de Saúde Mental e Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental, com apoio da SMSA, por meio da coordenação de Saúde Mental e da Secretaria de Estado de Saúde.

A finalidade do desfile, segundo Arnor Trindade, referência técnica da Coordenação de Saúde Mental da SMSA, em entrevista ao Boletim Saúde na Rede, da prefeitura de Belo Horizonte, foi sensibilizar a sociedade e mostrar que pessoas com sofrimento mental não precisam e não devem ser excluídas do convívio social.

Para o professor da UNIFENAS, Leonardo Oliveira, o desfile em comemoração ao Dia 18 de maio é sempre um momento muito bonito, importante, mágico... Promove o encontro da loucura com a cidade, provoca, sensibiliza... É sempre marcante ver as pessoas nos pontos de ônibus, nas janelas..., fazendo parte da festa, comentando, resignificando as próprias histórias a partir do que veem passar à sua frente. “Para os usuários, mais que é uma festa (sim, primeiro, é uma grande festa), é uma oportunidade singular de serem protagonistas, de serem vistos, independentemente do adoecimento de que sofrem. E isso os alunos puderam constatar com muita força no Centro de Convivência, ao verem os usuários fortemente mobilizados para o evento, bem mais investidos no serviço do que em outras semanas (palavras deles, não minhas)”.

Para o professor Nathan Souza, o curso de medicina da UNIFENAS está ricamente integrado à rede de saúde mental de Belo Horizonte, o que proporciona excelente formação técnica e humanística aos discentes, ao passo que oportuniza rica interação entre os usuários e profissionais de saúde da rede com os alunos e professores da Universidade. “Participar deste 18 de maio de 2015 tem especial sentido, dado que se comemorou os 35 anos da vinda do psiquiatra italiano Franco Basaglia ao Brasil. Suas ideias impulsionaram uma verdadeira revolução no entendimento e assistência às pessoas com sofrimento mental no Brasil”.

Participaram do desfile estudantes de diversas faculdades, associações, sindicatos e entidades de direitos humanos.