Docentes de Medicina participam de curso de metodologias ativas
Everton Marques
Dr. José Lúcio e alguns dos professores que participam do curso
Com a proposta de manter-se na vanguarda do ensino em Medicina, a UNIFENAS, por meio de sua mantenedora, a Fundação de Ensino e Tecnologia de Alfenas, promove, de junho a outubro de 2015, o curso de Capacitação de Docentes em Metodologias Ativas de Aprendizagem.
Os professores do curso de Medicina, câmpus de Alfenas, terão 10 encontros com o professor doutor José Lúcio Martins Machado e sua equipe de colaboradores. A proposta, como disse o coordenador do curso, é capacitá-los para enfrentar as mudanças nas diretrizes curriculares da graduação em Medicina, indicada pelo MEC, e implantar uma metodologia ativa baseada na problematização.
“O que nós trazemos aqui é uma vivência de outros rincões do país, que estão vivenciando estas mudanças, a nova vivência destas novas diretrizes e das metodologias ativas. A gente vem trocar experiências com os professores, ampliar os aspectos que envolvem a reflexão em torno da sua prática”, disse o coordenador do curso.
Dr. José Lúcio integrou o grupo de apoio ao relator das diretrizes curriculares de Medicina, professor Arthur Roquete Macedo, decano do Conselho Nacional de Educação. Segundo ele, em linhas gerais, as diretrizes organizam a formação em três áreas de competência: atenção à saúde, educação em saúde e gestão em saúde. “É prevista para estas três áreas uma série de desempenhos e domínios que devem ser impressos pelos estudantes de Medicina ao longo do processo de formação. Para cada um destes desempenhos você vai estabelecer, dentro da escola médica, as ferramentas e os instrumentos de avaliação de aprendizagem específicos que deem conta de avaliação desses desempenhos. Este é um dos grandes avanços.”
Para Mário Sérgio Swerts, pró-reitor acadêmico da UNIFENAS, o curso demonstra a preocupação da Universidade em se manter na vanguarda do ensino em Medicina. “Quando pensamos em um curso de capacitação para professores em metodologias ativas de aprendizagem, queremos proporcionar ao corpo docente uma reflexão, um conhecimento para que possam planejar novos métodos de ensino, para que proponham conhecimento adequado, formação ao nosso aluno.
Segundo o Dr. José Lúcio, a Universidade, que teve como seu fundador, o Professor Edson Antônio Velano, sempre se mostra atenta às mudanças.
“O DNA do Professor Edson Velano, que está aqui no meio de nós, nos ares da UNIFENAS, sempre trouxe os ares da inovação”, destacou.
Coordenador do curso contribuiu com o relator das diretrizes curriculares de Medicina