Notícias UNIFENAS

Notícias

29 de maio de 2015

Universitários aprendem sobre Doença de Gaucher


Rosângela Fressato
Ampliar foto
Os palestrantes Elisa Sobreira e Carlos Eduardo

Acadêmicos e profissionais da área de saúde tiveram a oportunidade de assistir à palestra “Doença de Gaucher”, na Sala de Eventos I da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, proferida pelos médicos Dr. Carlos Eduardo Engel Velano e Dra. Elisa Sobreira.

De acordo com os palestrantes, Gaucher é uma doença muito rara: no Brasil há aproximadamente 500 pessoas acometidas por esta patologia. É uma doença genética, ou seja, o indivíduo já nasce com ela e os sintomas são bastante parecidos com outras doenças, como, por exemplo, a leucemia, principalmente pela alteração hematológica (plaquetas baixas, sangramento no nariz e gengiva, manchas roxas na pele, anemia, dor nos ossos), e aumento discreto do baço e do fígado. “Se não fizermos o diagnóstico adequado, não conseguimos tratar adequadamente o paciente, e ele pode eventualmente ir a óbito”, diz a Dra. Elisa.

A Doença de Gaucher se manifesta em qualquer faixa etária, mas, de modo geral, começa na infância. “É uma doença que, apesar de ser rara, tem importância no diagnóstico precoce, pois, com o tratamento, conseguimos melhorar a qualidade de vida do paciente”, destaca Dr. Carlos Eduardo.

Letícia Florence de Figueiredo, enfermeira do Hospital Universitário Alzira Velano, organizou este encontro com proposta de divulgar a doença para que sejam detectados os casos no sul de Minas.