Professora Adélia Monteiro, Simone Letícia, Dr. Tomáz, Dra. Viviane, Professor Fuad Haddad e professora Sybele Starlin, coordenadora de extensão.
O Dr. Tomáz de Aquino, ex-procurador de justiça, proferiu palestra na Jornada Jurídica da UNIFENAS, câmpus de Belo Horizonte, na noite desta quinta-feira, 21 de maio. O tema abordado foi “Alianças Intersetoriais e Terceiro Setor”. Participaram da palestra estudantes e autoridades acadêmicas, entre elas a Dra. Viviane Araújo Velano Cassis, vice-reitora da UNIFENAS, o professor Fuad Haddad, supervisor do câmpus, e a Dra. Simone Letícia, coordenadora do curso de Direito.
A jornada, que tem por objetivo discutir temas relevantes e atuais do direito, foi oficialmente aberta pela vice-reitora, que em suas palavras lembrou que a UNIFENAS, “com quase 50 anos de existência, focada nas demandas locais, regionais e nacionais, objetiva formar um profissional dotado de competências e habilidades e que esteja preparado para atuar em consonância com as necessidade impostas pelo mercado de trabalho”. Ela lembrou que para tal tarefa a Universidade possui um corpo docente qualificado que desenvolve diversas atividades acadêmicas, que, assim como a Jornada Jurídica, promove a produção de conhecimento e os prepara para a vida.
Dr. Tomáz, que é o idealizador do Centro de Apoio Operacional das Alianças Intersetorias do Ministério Público de Minas Gerais, autor de livros, há mais e 20 anos se dedica ao Terceiro Setor, composto por associações e fundações. Para o jurista, este setor é extremamente necessário para ações sociais que visem à melhoria da qualidade de vida da população, principalmente a mais carente. “Ele é tão importante quanto o governo e quanto o mercado, e as pessoas não veem isso. Basta observar que a UNIFENAS é terceiro setor. Estamos falando de uma grande Universidade que mudou a história de uma cidade, de uma região e está entre as melhores do Brasil. Assim como as Santas Casas, os hospitais filantrópicos, ou seja, nós convivemos com o terceiro setor e o usamos diariamente, mas é um desconhecido”, disse.
Dentre os vários aspectos que envolvem o terceiro setor, o palestrante chamou a atenção dos acadêmicos para lhes mostrar que este também é um campo de atuação dos advogados. “É um campo de trabalho muito promissor. Você tem muito espaço para trabalhar o direito. São poucos os advogados neste meio”.
Para Yuri Hugo Neves, acadêmico do 8º período de Direito, a palestra foi enriquecedora. “Toda experiência externa ao curso contribui para adquirirmos este senso de realidade. Dr. Tomáz nos trouxe a vivência do direito aplicada ao terceiro setor e isto foi extremamente importante para nós.”
Como lembrou a coordenadora do curso de Direito, a UNIFENAS é uma das poucas instituições de ensino superior que possuem uma disciplina voltada ao terceiro setor; um dos diferencias da instituição. “Temos temas relevantes para o ordenamento jurídico e que devemos trazer para dentro da sala de aula”, conclui Simone Letícia.