Mesa-redonda sobre Trabalho Infantil Doméstico
Em 2010, o IBGE apontou que 277 crianças em Alfenas estão inseridas no trabalho infantil. Com a proposta de averiguar se esse dado confere, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo do município promoveu o I Seminário Enfrentamento e Erradicação do Trabalho Infantil, evento que reuniu representantes do Terceiro Setor na tarde do dia 30 de abril, na UNIFENAS, câmpus de Alfenas.
Maria Idalina da Silva, secretária de Ação e Promoção Social de Alfenas, explica que o Serviço de Convivência é uma proposta das políticas públicas dogoverno federal para acabar com o trabalho infantil. “E este primeiro seminário tem a finalidade de reflexão, debate sobre esse tema tão importante”.
Durante o encontro, foram realizadas três mesas-redondas: “Trabalho infantil doméstico”, que contou com a participação da Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Judiciário, CMDCA, Conselho Tutelar, Supervisores de Creches, Associações de Bairros, Coordenação da Atenção Básica de Saúde, Câmara Municipal e representantes das Instituições Sociais cadastradas no município de Alfenas. “Trabalho infantil rural”, com a presença da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, EMATER, PM Rural e Ambiental, Sindicatos Rurais e PSFs Rural, e “Trabalho infantil em outras frentes” , com o apoio da Secretaria Municipal de Defesa Social, Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, CONSEPA, CVT, Comissariado e COMPOD.
Maria Idalina esclarece que o próximo passo será aplicar um questionário em todas as escolas municipais e estaduais de Alfenas, para as próprias crianças responderem sobre seu dia a dia. “E já estamos preparando o 2º Seminário, provavelmente, na primeira quinzena de julho, quando traremos esse diagnóstico e traçar planos de ação para evitar essa situação”.