Notícias UNIFENAS

Notícias

8 de maio de 2015

Visita ao IML de Belo Horizonte


Colaboração - Thiago Fernandes Rodrigues
Ampliar foto
Os mentores Weverson, Marina e Thiago, acompanhados pela Drª Cibele e pelo investigador Joanes

Estudantes do curso de Medicina da UNIFENAS, câmpus de Belo Horizonte, visitaram em abril o IML (Instituto Médico Legal) da capital mineira. A atividade fez parte do projeto de Mentoria, que acolhe os alunos ingressantes ao primeiro período do curso, coordenado e desenvolvido pelo Napem (Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Estudante de Medicina) em diálogo com a coordenação do curso.

Orientados pelas professoras Denise Maria Assunção e Eliza Maria de Brito, o grupo de mentores, formado por alunos veteranos (Magnus César, Marina Lacerda, Thiago Rodrigues e Weverson Pedro) acompanhou a visita. A turma foi recebida pela Drª. Cibele Alves Fontes, que é professora da UNIFENAS e patologista do IML.

Após a recepção do investigador de polícia Joanes Silva, ex-auxiliar de necropsia, houve uma palestra sobre a função e organização do IML. Em seguida o grupo conheceu as instalações do instituto, como a sala de necropsia, onde puderam acompanhar com detalhes o trabalho dos profissionais diante dos corpos necropsiados.

Segundo Joanes, o IML da capital mineira tem como função realizar exames médico-legais aos que necessitam de serviços de perícias referentes à lesão corporal, estupro, atentado violento ao pudor, uso de drogas ilícitas, laudos indiretos, laudos de erro médico, verificação de idade, além de serviços de exumação e necropsia, incluída a identificação de corpos por meio da arcada dentária. Informou ainda que é realizada uma média de 60 perícias em vivos e de 20 a 30 necropsias por dia.

A visita ofereceu aos estudantes ingressantes uma visão e informações valiosas sobre o trabalho de um médico legista bem como sobre a organização desse tipo de instituição.