Sérgio Pessoa Coelho é ex-diretor da Superintendência Regional de Saúde – SRS - de Alfenas
Assumiu, em março, a direção administrativa do Hospital Alzira Velano, o Sr. Sérgio Pessoa Coelho, ex-diretor da Superintendência Regional de Saúde - SRS- de Alfenas.
Fisioterapeuta formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, com 65 anos, casado e pai de 3 filhos, Sérgio Pessoa tem pós-graduação em administração hospitalar pela Faculdade São Camilo,SP, e especialização em administração pública pela Fundação João Pinheiro,MG.
Com vasta experiência na área de administração hospitalar e em saúde, Sérgio Pessoa já atuou em vários hospitais de Belo Horizonte da rede FHEMIG - Hospital Julia Kubtischek, Hospital Eduardo Menezes e Hospital Maria Amélia Lins.
De agosto de 2011 a 13 de março de 2015, Sérgio foi diretor da SRS- Superintendência Regional de Saúde, de Alfenas.
“Estou orgulhoso de fazer parte da equipe do Hospital Universitário Alzira Velano, reconhecido pela qualidade dos serviços prestados, onde a ética e o acolhimento humanizado são valores fundamentais da Instituição”.
Assim que assumiu o cargo, Sérgio iniciou sua atuação buscando conhecer melhor o Hospital, visitando todos setores e reunindo-se com coordenadores, gerentes e outros diretores da instituição. A primeira impressão que teve,segundo ele, o que mais lhe chamou a atenção, foi o compromisso e o amor dos colaboradores para com o Hospital. “Conheci pessoas que, ao apresentar o seu setor de trabalho, descreviam suas atividades, suas dificuldades, mas sempre com um orgulho pelo que fazem. Esta postura certamente facilitará a necessidade de rever os processos de trabalhos e melhorar a integração das equipes”,afirmou dizendo: “Estou orgulhoso em fazer parte da equipe do Hospital Universitário Alzira Velano, reconhecido pela qualidade dos serviços prestados, onde a ética e o acolhimento humanizado são valores fundamentais da Instituição”.
Ele aponta como maior desafio da gestão conciliar a demanda cada vez maior e os altos custos sempre crescentes dos serviços.
“Acredito que a administração deva trabalhar em uma gestão eficiente dos suprimentos ,com foco principalmente em medicamentos e materiais médicos hospitalares, revendo os diversos processo e protocolos, que vão racionalizar o uso dos materiais, garantir uma assistência de qualidade, evitando os desperdícios e ao mesmo tempo buscando melhorar as receitas ,revendo os processos de informação ,de faturamento e uma gestão de custos eficiente.
Ele, que já foi diretor administrativo em outros hospitais, em Belo Horizonte, cita como roteiro básico para administrar um hospital privilegiar a atenção e o cuidado com o cliente/paciente, que é a razão da existência do hospital, mas sem, no entanto, não nos esquecermos de olhar para os colaboradores,( cuidar de quem cuida ) que são os responsáveis pelas ações executadas. Segundo Sérgio Pessoa, é preciso “desenvolver políticas que valorizem as pessoas, e, na minha experiência, a adoção de uma gestão participativa é a melhor maneira de se conseguir o envolvimento dos colaboradores, valorizar o trabalho em equipe, implantar protocolos e humanizar o atendimento”.
O administrador acredita que a saúde pública hoje no Brasil está muito aquém do desejado, mas ressalta: o planejamento do SUS é perfeito. Segundo o estudiosos do SUS, existem dois grandes problemas: financiamento insuficiente e gestão desqualificada. A grande maioria dos municípios tem sérios problemas para implementar a atenção primária e o serviço de regulação assistencial.
Portanto, esclarece, enquanto não houver uma priorização na atenção primária, valorizando as medidas preventivas, não teremos o SUS que queremos, e o sistema de saúde continuará hospitalocêntrico.