Karina Oliveira Prado Mariano, fisioterapeuta, coordenadora do Centro
O Centro de Reabilitação Física e Ostomias do Hospital Universitário Alzira Velano,da UNIFENAS,entregou em abril, inúmeros itens de órteses e próteses para pacientes de Alfenas e da região.Esta foi a primeira entrega feita pelo hospital desde que foi credenciado pelo projeto “Viver sem limites”,do governo federal.
O Centro de Reabilitação Física e Ostomias funciona na Clínica de Fisioterapia, no pátio interno do Hospital, e tem como coordenadora a fisioterapeuta Karina Mariano. O Centro presta atendimento em reabilitação/habilitação, seleção, prescrição, concessão, adaptação e manutenção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, conforme as necessidades dos pacientes portadores de deficiência física.
A coordenadora Karina Mariano explica que se entende por deficiência física “a alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, neurológica e/ou sensorial, apresentando-se sob a forma de plegias, paresias, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções”.
Karina Marino afirma que cerca de 350 pacientes já foram avaliados pela equipe do Centro e que a expectativa é que esse número aumente com a chegada dos pacientes da microrregião de Guaxupé, completando assim os 26 municípios da região que são atendidos pelo Hospital e pelo Centro.
Na primeira entrega realizada dia 10, foram distribuídos órteses e próteses para 16 pacientes e dispositivos de locomoção – bengalas, andador e muletas - para 55 pacientes. As muletas, bengalas e andadores continuam sendo entregues. As cadeiras de rodas e de banho serão entregues em maio.
As cidades dos pacientes contemplados foram: Alfenas, Divisa Nova, Conceição Aparecida, Botelhos, Campos Gerais, Paraguaçu, Poço fundo, Machado, Monte belo, Alterosa, Campo do Meio e Carmo do Rio Claro.
A equipe do Centro é formada por cinco fisioterapeutas, e a equipe da oficina ortopédica composta pelos profissionais Aparecido José Pazin e Paulo Sérgio M. Germano, de Campinas.
O evento de entrega das órteses contou com a presença do diretor clínico, Dr. José Sérgio Tavela Jr, do diretor administrativo Sérgio Coelho Pessoa e do secretário municipal de saúde, Maurício Durval de Sá.
A próxima entrega, avisa a fisioterapeuta, será no final de maio, em data ainda a ser marcada, pois os pacientes estão vindo primeiro tirar os moldes para confeccionar os aparelhos.
O atendimento no Centro é total e para sempre, explica a fisioterapeuta Karina Mariano. Uma vez atendido, o paciente passa por várias sessões para definir o seu equipamento, fazer o molde,experimentar o equipamento,aprender a usá-lo,adaptar-se e depois corrigir alterações, ou trocar. A equipe de fisioterapeutas atende o paciente antes fazendo um trabalho de reabilitação para que ele possa receber a órtese ou a prótese. O atendimento continua. Sempre o paciente poderá voltar para fazer correções ou adaptações.
A entrega de órteses e próteses foi um momento de muita alegria e emoção. Felizes e agradecidos, os pacientes deixam o Centro muito dispostos e contentes e iniciam um novo caminho. Mauricio Lima, de 50 anos, residente em Poço Fundo, ficou emocionado ao receber a prótese de uma perna nova. Há 7 meses, ele havia perdido a perna em um acidente de moto.”Estou ótimo,feliz demais, o acompanhamento médico e principalmente da fisioterapeuta Camila, que me avaliou e me acompanhou, foi ótimo; realizei meu sonho”.
Karina Mariano conta que “toda a equipe do centro de reabilitação física se sente imensamente feliz e realizada, pois é muito gratificante ver o paciente independente e vaidoso, voltando às suas atividades diárias, sentindo-se útil, bonito e com uma imagem melhor do seu próprio corpo”.
Ela explica que, para ser avaliado pelo Centro, é necessário inscrever-se nas Secretarias Municipais de Saúde, levando os seguintes documentos: RG, CPF, Carteira Nacional de Saúde e comprovante de residência.
Karina Oliveira Prado Mariano é fisioterapeuta formada pela UNIFENAS em 1996, fez pós-graduação em Biomecânica e em Oncologia, além de vários cursos de aperfeiçoamento em neurologia e ortopedia. Com 42 anos, casada e mãe de duas filhas, Karina é professora há 18 anos de neurologia e prótese nos cursos de fisioterapia da Unifenas, Unifal e PUC de Poços de Caldas.Com artigos publicados em revistas científicas e em anais de Congressos, ela entende a profissão de fisioterapeuta como a arte de cuidar do próximo.