UNIFENAS e prefeitura de Varginha assinam convênio
Acadêmicos de Medicina farão estágio obrigatório no Hospital Regional e no Hospital Bom Pastor
Everton Marques
Prefeito Antônio Silva e a reitora Maria do Rosário durante a assinatura
A professora Maria do Rosário Araújo Velano, reitora da UNIFENAS (Universidade José do Rosário Vellano), e o Prefeito de Varginha, Antônio Silva, assinaram convênio para realização de estágios obrigatórios dos acadêmicos de Medicina no município. A assinatura ocorreu no dia 29 de abril, no gabinete do prefeito, na presença de secretários municipais, gestores da Universidade, médicos e representantes dos hospitais, nos quais ocorrerão os estágios.
O convênio firmado entre a Prefeitura e a Fundação de Ensino e Tecnologia de Alfenas, mantenedora da UNIFENAS, permitirá que os estágios ocorram no Hospital Regional do Sul de Minas e no Hospital Bom Pastor que, juntos, possuem 220 leitos. Alunos do 9º e 10º períodos serão beneficiados com a parceria. Sob a supervisão de médicos, eles atuarão nas áreas de clínica geral, cirúrgica, ginecologia, urgência e emergência, pediatria e nos Programas de Saúde da Família.
Ao fazer uso da palavra, a reitora afirmou que a UNIFENAS se sente honrada com a parceria e agradeceu a todos que se empenharam para a concretização do convênio. Nesta mesma linha de raciocínio, o prefeito Antônio Silva também enfatizou que se trata de uma conquista especial, em que todos são beneficiados: acadêmicos, a população varginhense e regional.
Segundo o prefeito, o Brasil sofre com a carência de profissionais médicos, justificativa que levou o Governo Federal a criar o “Programa Mais Médicos”. Esta falta de profissionais também se observa em Varginha e demais municípios da região do sul de Minas, o que, na opinião de Antônio Silva, torna o convênio com a UNIFENAS, particularmente, um ganho extraordinário. “Porque são alunos que estagiarão aqui, acompanhados de seus tutores, profissionais médicos com mestrado e doutorado. Isso traz tranquilidade, vai oferecer uma assistência mais efetiva às pessoas que se encontram em tratamento nos nossos hospitais, na UPA (Unidade de Pronto Atendimento)”, afirmou Antônio Silva.
O Dr. Francisco Lello, coordenador do curso de Medicina da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, destacou que os acadêmicos que irão para a cidade estão na fase de internato e vão atuar nas seis áreas já citadas. “De modo que vai beneficiar desde o âmbito hospitalar, como extra-hospitalar, principalmente visando às unidades de pronto atendimento e à saúde coletiva”.
Parceria consolidada
O convênio entre a Universidade e a Prefeitura consolida laços de parceria que remontam à chegada da UNIFENAS no município. Em um de seus mandatos como prefeito, Antônio Silva, por entender a importância da instituição para a cidade, doou a área onde hoje está instalada uma das duas Unidades da UNIFENAS – Varginha, no bairro Imaculada Conceição.
Em entrevista, lembrou o Professor Edson Antônio Velano, fundador da UNIFENAS. “Ele estaria evidentemente comemorando com muito entusiasmo um acontecimento como este, que realmente avança enormemente na Universidade e também em Varginha, que caminha a passos largos através dessa parceria. Quem sabe amanhã teremos aqui também a nossa faculdade de Medicina.”
O professor Mário Sérgio Swerts, pró-reitor acadêmico e diretor de pesquisa e pós-graduação, disse que o convênio é decorrente das potencialidades e excelente estrutura da cidade, bem como a parceria de longa data. “A UNIFENAS quer continuar fazendo parte de Varginha, quer trabalhar em prol do município e, com o estágio obrigatório do curso de Medicina de Alfenas na cidade, queremos almejar a melhoria de todas as atividades do ensino em saúde”, disse.
Com relação à expectativa criada sobre a possibilidade de um curso de Medicina em Varginha, o pró-reitor disse que há um edital aberto pelo Governo Federal para a candidatura de novos municípios. “E se Varginha se candidatar, se tornar uma cidade elegível, não resta dúvida de que a UNIFENAS é uma candidata em potencial e nós temos interesse em concorrer e trazer, de fato, o curso de Medicina para o município”, ponderou Mário Sérgio.
Ele complementa dizendo que, diante do fato da UNIFENAS ter duas Unidades na cidade, não será tão difícil criar um novo curso para Varginha, respeitando o edital. “Vamos aproveitar toda a expertise da Universidade, já com dois cursos de Medicina, um em Belo Horizonte e outra em Alfenas. Quem sabe poderemos dar uma notícia, daqui a alguns anos, da consolidação desse curso”.