Professora Dra. Lorenza Dezanet ficará na França por dois meses realizando sua pesquisa
A professora do curso de Medicina, câmpus de Belo Horizonte, Dra. Lorenza Dezanet realizará um estágio na França, onde desenvolverá o trabalho intitulado “A tomada de decisão pelo tratamento da hepatite C crônica no contexto da coinfecção pelo HIV: estudo comparativo Brasil - França".
De acordo com a docente, a pesquisa tem como objetivo geral descrever os critérios de elegibilidade para o tratamento da hepatite C crônica definidos por profissionais médicos e as barreiras vivenciadas na indicação do tratamento para pacientes coinfectados pelo HIV em um centro de referência na França. A população de interesse será formada por membros da equipe médica responsáveis diretamente pela captação de pacientes coinfectados pelo HIV–VHC, recomendação clínica e condução do tratamento específico para hepatite C no centro de estudo.
Lorenza esclarece que, para a coleta de dados, será aplicado questionário semiestruturado, que permitirá compreender de forma mais aprofundada os fatores relacionados ao paciente, profissionais e serviço de saúde que interferem na indicação clínica ou preterição do tratamento da hepatite C pelo médico responsável. “Além disso, o estudo ainda contemplará a aplicação do mesmo questionário para profissionais médicos brasileiros em um serviço de saúde pública de referência para o tratamento do HIV/AIDS e hepatites virais em Belo Horizonte - MG. O trabalho foi originalmente concebido por mim, mas acredito que permitirá a colaboração de outros profissionais nas duas instituições”.
O estágio deve ser realizado no período de maio a dezembro de 2015, e a previsão é que a professora o realize nos meses de novembro e dezembro deste ano. Para ela, seus estudos lhe permitirão reconhecer as estratégias utilizadas para lidar com as barreiras potencialmente modificáveis, relacionadas ao paciente, profissional e serviço de saúde, com o objetivo de melhorar o acesso do paciente coinfectado ao tratamento específico da hepatite C; “e desenvolver nos serviços de vínculo no Brasil (dentre eles, o serviço de Infectologia do CEASC – UNIFENAS, no qual atuo como professora do Bloco Síndromes Infecciosas do 6º período) as intervenções para superar barreiras de acesso do paciente coinfectado ao tratamento específico da hepatite C, incorporadas durante o estágio na França”.
Para chegar a esta oportunidade, Lorenza foi agraciada com uma bolsa do Programa de Cooperação Técnica Brasil-França em DST/HIV/AIDS/Hepatites Virais, que consiste em uma cooperação entre o Ministério da Saúde do Brasil e o Ministério das Relações Exteriores da França. A bolsa lhe confere o direito a uma estada de dois meses em instituição renomada na França para execução de projeto na área de tratamento e assistência às hepatites virais entre os portadores do HIV/AIDS.
A instituição na França onde a docente fará o estágio ainda não está confirmada, mas Lorenza indicou o Hôpitaux Universitaires Pitiê-Salpétrière – Charles Foix, Servive de Madadies Infectieuses et Tropicales. Ela ainda aguarda a confirmação da instituição.