1 de setembro de 2020

Quinto Comunicado Oficial UNIFENAS sobre à COVID-19

Da redação

RETOMADA DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS | 2020/2

A Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), Universidade com compromisso social e sobretudo de formação de pessoas, - o profissional-cidadão competente, ético, crítico e criativo, capaz de contribuir efetivamente para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária –, cumpriu durante o primeiro semestre deste ano, seus compromissos acadêmicos pela oferta das aulas por meios digitais (remotas), respeitando integralmente as normativas do Ministério da Educação (MEC) e principalmente as disposições legais - federal, estadual e municipal – com destaque ao respeito à saúde de sua comunidade acadêmica pela adoção majoritariamente das atividades com distanciamento social com foco inequívoco na garantia e manutenção da saúde de seus alunos, professores, funcionários e comunidade beneficiada dos diversos serviços prestados pela UNIFENAS.

Por esse respeito, a UNIFENAS elaborou um Plano de Ação Institucional com vista ao planejamento para retomada das atividades presenciais, e, especialmente, as atividades práticas, que envolvem atendimento à comunidade dos municípios em que possui câmpus. Atendimento oferecido em Clínicas, Núcleos, Centros, Hospitais, tanto para atenção às pessoas, quanto aos animais.

A UNIFENAS, consciente deste papel e real necessidade, remeteu Ofício a todos municípios1 com câmpus UNIFENAS, acompanhados de seu Plano de Ação Institucional para retomada às atividades presenciais em 14 de julho de 2020 (reposição intensiva das atividades práticas do primeiro semestre) e 10 de agosto de 2020 (início do segundo semestre).

Mas pelo cenário epidemiológico que é dinâmico, totalmente atípico e particular a cada um dos municípios mineiros, houve indeferimento ao pedido e/ou ainda, não se recebeu manifestação de resposta até a publicação deste comunicado.

Para transparência ao processo são destacados no quadro abaixo, as respostas e/ou situação em cada município com câmpus UNIFENAS.

MUNICÍPIOS/SITUAÇÃO

ALFENAS Indeferimento (acesse o documento)

BELO HORIZONTE (Aguardando resposta)

CAMPO BELO (Aguardando resposta)

DIVINÓPOLIS (Aguardando resposta)

POÇOS DE CALDAS Indeferimento (acesse o documento)

VARGINHA (Aguardando resposta)

Neste cenário, a UNIFENAS mantém o início de seu semestre letivo para 10 de agosto de 2020, com a realização de atividades acadêmicas por meios digitais (aulas remotas), permitidas pela Portaria MEC n. º 544/2020.

Considerando as particularidades de cada curso de graduação e pós-graduação da UNIFENAS, orienta-se os alunos que consultem o terminal acadêmico (TIUWeb), no qual há mensagens específicas com a data exata de início ao segundo semestre no respectivo curso, período e turno de sua matrícula.

Com relação à retomada das atividades presenciais, a legislação e o cenário epidemiológico serão os balizadores ao eventual retorno e que, quando ocorrer, serão gradativas e sem qualquer prejuízo à formação dos alunos UNIFENAS.

1 Em 15 de abril de 2020, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, referendou em 15 de abril de 2020 a medida cautelar deferida na ADI6341, confirmando o entendimento de que os estados e municípios têm competência concorrente para tomada de providências normativas e legislativas para o enfrentamento do Coronavírus.

Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS)