UNIFENAS - Gestão de Pesquisa e Pós-graduação
Comitê de Acompanhamento de Bolsistas


Seminário de Iniciação Científica da UNIFENAS
    
ZOOTECNIA
  
EFICIÊNCIA DO HORMÔNIO MASCULINO (17-a-METILTESTOSTERONA) NA INVERSÃO SEXUAL DE GIRINOS DE RÃ-TOURO (Rana catesbeiana shaw 1802)

Lopes, Grazielle Irailma Guimarães2; Dias Júnior, Edson Antônio1; Gastaldello Júnior, Adílson Luís2; Meneses, Alisson Gonçalves2; Castro, Rosana de Oliveira3; Rezende, Elisa de Souza Junqueira2; Pimenta, Maria Emília de Sousa Gomes4; Pimenta, Carlos José5.

O experimento foi conduzido no setor de ranicultura da UNIFENAS com o objetivo de testar a eficiência do hormônio masculinizante (17-a-metiltestosterona) na inversão sexual de girinos de rã-touro. Foram testados três níveis de hormônio (10, 20 e 30 mg/grama de ração) por um período de 45 dias, culminado com a metamorfose. Após a metamorfose as gônadas de 600 imagos sacrificados foram examinadas microscopicamente avaliando se ocorreu inversão completa, se houve transição apresentando vestígios de macho e fêmea, ou se não houve inversão sexual. O delineamento estatístico utilizado foi o inteiramente casualizado com 4 tratamentos e seis repetições. Observou-se que as dosagens utilizadas não foram suficientes para a perfeita inversão sexual.

Palavras-chaves: 1) Hormônio 2) Metamorfose 3) Inversão sexual

1Zootecnista formado na UNIFENAS
2Acadêmico do curso de Zootecnia - 4º Período - UNIFENAS, Alfenas, MG
3Acadêmico do curso de Medicina Veterinária - 6º período - UNIFENAS, Alfenas, MG
4Orientadora - Faculdade de Zootecnia - UNIFENAS, Alfenas, MG
5Co-orientador - Faculdade de Zootecnia - UNIFENAS, Alfenas, MG

Fonte Financiadora: UNIFENAS
   
Voltar