UNIFENAS - Gestão de Pesquisa e Pós-graduação
Comitê de Acompanhamento de Bolsistas


Seminário de Iniciação Científica da UNIFENAS
  
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
   
HIPERMÍDIA, SIMULADORES VISUAIS E TEORIA DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS: NOVAS ABORDAGENS PARA O ENSINO BASEADO NA WEB

Santos, Rodrigo Alexandre dos1; Reis, José Cláudio de Sousa2.

A Internet, através da World Wide Web (Web), tem se mostrado um poderoso veículo para distribuição de diversos tipos de mídias diferentes, além de possibilitar que pessoas geograficamente distantes colaborarem entre si na troca de conhecimento. A globalização e o dinamismo do mundo atual exigem que as pessoas se mantenham sempre atualizadas e, para isso, é necessário que elas possam obter informações de forma rápida e simples, isto é possível através da Web. A Hipermídia é a associação de diversos tipos de mídias diferentes como texto, imagens e sons, num ambiente de hipertexto. Os simuladores visuais são um mecanismo para aumentar a interatividade entre o usuário e o sistema. A teoria das inteligências múltiplas é um estudo que foi desenvolvido por psicólogos americanos na década de 1970, através do qual, chegou-se à conclusão de que o cérebro humano possui sete formas diferentes de cognição e que todas elas devem ser exploradas para tornar mais efetivo o aprendizado. Este trabalho descreve a união da hipermídia, dos simuladores visuais e da teoria das inteligências múltiplas como uma nova alternativa para tornar mais efetivo o aprendizado baseado na Web. A hipermídia permite a interligação de documentos por associação de contexto, relação lógica ou semântica, além de possibilitar que o cérebro humano assimile diversos conteúdos que estão sendo apresentados simultaneamente. Os simuladores visuais permitem que o usuário interaja com o sistema e obtenha um "feedback" visual imediato, introduzindo o conceito de abordagem ativa, na qual o aprendiz participa ativamente do processo de ensino-aprendizagem e direciona o seu aprendizado. Uma abordagem baseada em inteligências múltiplas permite que se explore com mais intensidade os sentidos do ser humano, além de respeitar as capacidades individuais de cada aprendiz. Conclui-se que o ensino baseado na Web, se bem projetado, pode complementar o ensino presencial, oferecendo ao aprendiz novos horizontes na busca do conhecimento.

Palavras-chave: 1) Hipermídia 2) Simuladores 3) Educação

1 Acadêmico do curso de Ciência da Computação - 8º período - UNIFENAS, Alfenas, MG
2 Orientador - Faculdade de Ciência da Computação - UNIFENAS, Alfenas, MG

Sem fonte financiadora
  
Voltar