|
UNIFENAS
- Gestão de Pesquisa e Pós-graduação
Comitê de Acompanhamento de Bolsistas Seminário de Iniciação Científica da UNIFENAS |
ADMINISTRAÇÃO
|
A
MULHER NO MERCADO DE TRABALHO: UM ESTUDO NAS INDÚSTRIAS DE POÇOS DE CALDAS
(MG)
|
Francisco, Flaviana 1; Scassiotti, Maria José 2. O mercado de trabalho cada vez mais exige a participação feminina. Entretanto a discriminação por gênero ou salarial ainda são freqüentes. O estudo realizado em seis indústrias de Poços de Caldas demonstrou que em três delas nenhuma mão de obra feminina é utilizada no setor de produção, somente no administrativo. Em outras duas indústrias a participação feminina é incipiente. E somente em uma delas essa participação é maior do que a masculina. As três empresas que não utilizam mão-de-obra feminina no setor de produção, apresentaram a baixa qualificação das mulheres para operar com determinados equipamentos e exigência de esforço físico. As outras duas, que ainda utilizam um pequeno número de mulheres, alegam a falta de interesse e qualificação. Em contrapartida a empresa que utiliza maior número desta mão-de-obra apropria-se dos chamados aspectos femininos "fortistas" de trabalho: maior tato, delicadeza no preparo e baixa exigência de esforço físico. A cultura organizacional, ou a discriminação podem ser fatores que expliquem essa baixa participação feminina nas indústrias da cidade. As mudanças organizacionais apregoadas para manter um ambiente de trabalho justo, entre homens e mulheres, demonstram que o estudo sobre o gênero ainda não despertou o interesse das teorias administrativas, visto que considera-se a mulher pertencente ao grupo das minorias para o qual exige-se muitas vezes até uma legislação específica. Portanto a quantificação e a análise da incorporação da mulher no mercado de trabalho tornou-se uma questão prioritária, não só pelo seu movimento de emancipação, mas pelo crescente peso específico da sua participação. As novas configurações do trabalho podem tanto absorve-las como expulsa-las, deste mercado. Este estudo pode indicar os novos rumos para esse enorme contingente de trabalhadoras. Palavras-chaves: 1) Mercado de Trabalho Feminino 2) Avaliações Locais do Trabalho Feminino 3) Teorias Organizacionais Femininas 1 Acadêmica do curso de Administração - 4.º Período - PUC-MG Campus Poços de Caldas 2 Professora-Orientadora - Curso de Administração - PUC-MG Campus Poços de Caldas Sem Fonte Financiadora. |