Atividades ocorrem às sextas-feiras
Daniela RodarteDespertar para a importância da leitura, instigando o estudante à compreensão e a interpretação de textos relacionados a grandes e polêmicos temas de direito debatidos na atualidade, sobretudo por meio do trabalho em equipe. Este é o objetivo das atividades integradoras propostas para os alunos do 3º período de Direito da UNIFENAS, câmpus de Campo Belo. As atividades serão desenvolvidas em encontros semanais, às sextas-feiras.
A iniciativa está alinhada ao fato de que, no processo de ensino e aprendizagem, o potencial do estudante do curso Direito guarda relação direta com a sua capacidade de interpretação e compreensão de textos, a partir da análise científica dos variados tipos de discursos utilizados durante sua formação acadêmica. A atividade integradora ocorre da seguinte forma: após as aulas teóricas expositivas, os acadêmicos organizam e participam, em equipes, de um ciclo de discussões sobre temas propostos, na forma de mesas de debates, com a participação de palestrantes convidados pelas equipes. Cada equipe, por meio de seus convidados, deverá defender posicionamentos favoráveis ou contrários acerca dos temas propostos.
Neste 1º semestre de 2016, estão programadas cinco mesas de debates, com a participação de duas equipes em cada mesa. Os temas são: “Propriedade Privada e Reforma Agrária: A ação dos movimentos de ‘sem terras’ ofende a propriedade privada ou busca a verdadeira função social da propriedade?”; “Políticas Públicas Afirmativas: direito ou privilégio?”; “Redução da Maioridade Penal no Brasil: avanço ou retrocesso?”; “Presunção da Inocência e Crítica Jornalística: a mídia tem cumprido seu papel?”; e “Autonomia da Vontade Privada e a Regulamentação da Prostituição: onde está a dignidade humana?”.
Já foram realizadas duas mesas de debates em torno do tema “Propriedade Privada e Reforma Agrária”, com os estudantes do 3º período A e 3º Período B. Nestas ocasiões, os debates contaram com a participação dos convidados: Dr. Márcio Pimenta Cândido (advogado e ex-presidente da OAB/MG – Perdões); Dra. Ana Maria Dinardi (advogada e egressa da UNIFENAS-Campo Belo) e, Sra. Micheline da Silva Bastos (assistente social e egressa da UNIFENAS-Campo Belo).