Notícias UNIFENAS

Notícias

1 de abril de 2016

Curso de Oratória é “sucesso” entre acadêmicos


Ampliar foto
Professor Daniel e alguns dos participantes do curso

Daniela Rodarte



Ao iniciar os trabalhos do primeiro semestre de 2016, o curso de Direito da UNIFENAS, câmpus de Campo Belo, realizou dois cursos de oratória, com turmas de 30 participantes cada uma. Coordenados e ministrados pelo Prof. Daniel Limongi Alvarenga Alves, eles ocorreram nos dias 12 e 19 de março, de 8h até às 17h.

O curso de oratória abrange técnicas fundamentais para os iniciantes na arte de falar em público. Segundo o professor, percebe-se nos acadêmicos uma grande dificuldade em se expressar, assim, grande parte do conteúdo é voltado para a desinibição, aprimorando técnicas e mecanismos de redução da ansiedade e do medo. Na mesma linha, existem ainda aqueles que apresentam maior facilidade. Para estes o curso gera a possibilidade de aprimoramento de técnicas para que a apresentação fique mais elegante e sofisticada, sem abrir mão do adequado conteúdo.

O curso tem o diferencial de proporcionar atenção e tratamento individualizado ao inscrito, atendendo às necessidades de cada um, inclusive posturais e, em alguns casos, de dicção, com aconselhamento de consulta a fonoaudiólogo, quando necessário. “Outro diferencial é a oportunidade oferecida aos inscritos de exercitar a fala de forma planejada, a leitura e até mesmo a fala de improviso durante todo o curso de oratória, com viés eminentemente prático”.

Vale ressaltar que, principalmente para o estudante de Direito, o curso é de vital importância. A apresentação de trabalhos, seminários e debates em geral fazem com que o acadêmico tenha a necessidade de fazer-se entender e persuadir as pessoas, circunstância simplificada pelo curso de oratória.

O exercício de funções jurídicas como a Advocacia, Ministério Público, Magistratura e carreiras policiais em geral exigem do profissional o domínio de uma boa oratória, diferencial muito valorizado no mercado.

O curso foi oferecido como projeto de extensão, tendo participado acadêmicos da UNIFENAS - Campo Belo, de outras instituições de ensino superior e da comunidade em geral.