Notícias UNIFENAS

Notícias

22 de março de 2016

Representantes da SOGIMIG participam de simpósio na UNIFENAS


Everton Marques
Ampliar foto
Dr. Eduardo, Dra. Vera, Dr. José Sérgio, acadêmica Cristine, Dr. Gabriel e Prof. Rogério

Aproximar acadêmicos, principalmente de Medicina, com a especialidade de Ginecologia e Obstetrícia, e proporcionar o contato com profissionais de outras instituições. Estas foram duas das propostas da Liga de Ginecologia e Obstetrícia do curso de Medicina da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, ao promover o seu 3º Simpósio. Para proferir as palestras, foram convidados o diretor de ensino e residência médica da SOGIMIG (Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais), Dr. Eduardo Batista Cândido, e o secretário do comitê de Gravidez de Alto Risco e Mortalidade Materna do SOGIMIG, Dr. Gabriel Costa Osanan, ambos também docentes da UFMG.

O Simpósio reuniu alunos de Medicina das duas Universidades de Alfenas, bem como estudantes de Enfermagem e profissionais de Fisioterapia, Enfermagem, Medicina e residentes de Medicina. Além dos palestrantes, compuseram a mesa de abertura a delegada do CRM (Conselho Regional de Medicina) Dra. Vera Cerávolo; o diretor de extensão e assuntos comunitários da UNIFENAS, Prof. Rogério Prado; o médico coordenador da Liga, também diretor Clínico do Hospital Universitário Alzira Velano e presidente do Conselho Municipal de Saúde de Alfenas, Dr. José Sérgio Tavela Júnior; e a acadêmica de Medicina e presidente da Liga, Cristiane Moreira Silva Benetti.

Antes das palestras, a acadêmica Thamiris Vilas Boas Neves discorreu sobre os trabalhos já desenvolvidos pela Liga. Ela destacou o envolvimento com a pesquisa cientifica e divulgação em congressos e campanhas de esclarecimento sobre temas ligados à ginecologia e obstetrícia junto à comunidade de Alfenas e cidades da região. Coube ao Dr. Eduardo tratar do tema “Emergências em obstetrícia” e ao Dr. Gabriel falar sobre “Endometriose”. “É um prazer estar aqui diante de um auditório tão cheio de pessoas com grandes perspectivas da nossa área médica e acredito que estas iniciativas [simpósios] rendem bons frutos”, disse Dr. Eduardo no início de sua exposição.

O Dr. José Sérgio, embora responsável pelo convite aos palestrantes, fez questão de dizer que o Simpósio foi organizado por alunos e para alunos. Como afirmou, o principal papel da Liga é desenvolver ações extramuros, “propor método contraceptivo, falar sobre sexualidade, desenvolver uma semana da mulher e fazer um simpósio; é assim que se cresce dentro da Medicina”.