Representantes da SOGIMIG participam de simpósio na UNIFENAS
Everton Marques
Dr. Eduardo, Dra. Vera, Dr. José Sérgio, acadêmica Cristine, Dr. Gabriel e Prof. Rogério
Aproximar acadêmicos, principalmente de Medicina, com a especialidade de Ginecologia e Obstetrícia, e proporcionar o contato com profissionais de outras instituições. Estas foram duas das propostas da Liga de Ginecologia e Obstetrícia do curso de Medicina da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, ao promover o seu 3º Simpósio. Para proferir as palestras, foram convidados o diretor de ensino e residência médica da SOGIMIG (Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais), Dr. Eduardo Batista Cândido, e o secretário do comitê de Gravidez de Alto Risco e Mortalidade Materna do SOGIMIG, Dr. Gabriel Costa Osanan, ambos também docentes da UFMG.
O Simpósio reuniu alunos de Medicina das duas Universidades de Alfenas, bem como estudantes de Enfermagem e profissionais de Fisioterapia, Enfermagem, Medicina e residentes de Medicina. Além dos palestrantes, compuseram a mesa de abertura a delegada do CRM (Conselho Regional de Medicina) Dra. Vera Cerávolo; o diretor de extensão e assuntos comunitários da UNIFENAS, Prof. Rogério Prado; o médico coordenador da Liga, também diretor Clínico do Hospital Universitário Alzira Velano e presidente do Conselho Municipal de Saúde de Alfenas, Dr. José Sérgio Tavela Júnior; e a acadêmica de Medicina e presidente da Liga, Cristiane Moreira Silva Benetti.
Antes das palestras, a acadêmica Thamiris Vilas Boas Neves discorreu sobre os trabalhos já desenvolvidos pela Liga. Ela destacou o envolvimento com a pesquisa cientifica e divulgação em congressos e campanhas de esclarecimento sobre temas ligados à ginecologia e obstetrícia junto à comunidade de Alfenas e cidades da região. Coube ao Dr. Eduardo tratar do tema “Emergências em obstetrícia” e ao Dr. Gabriel falar sobre “Endometriose”. “É um prazer estar aqui diante de um auditório tão cheio de pessoas com grandes perspectivas da nossa área médica e acredito que estas iniciativas [simpósios] rendem bons frutos”, disse Dr. Eduardo no início de sua exposição.
O Dr. José Sérgio, embora responsável pelo convite aos palestrantes, fez questão de dizer que o Simpósio foi organizado por alunos e para alunos. Como afirmou, o principal papel da Liga é desenvolver ações extramuros, “propor método contraceptivo, falar sobre sexualidade, desenvolver uma semana da mulher e fazer um simpósio; é assim que se cresce dentro da Medicina”.