A tese de doutorado que teve por título “O DIA “D” DA EDUCAÇÃO EM MINAS GERAIS: JOGOS ESTRATÉGICOS DE PODER”, do professor Márcio Moterani Swerts (foto), coordenador do curso de Psicologia da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, foi defendida no dia 29 de fevereiro, na Universidade São Francisco (USF), câmpus de Itatiba, São Paulo.
Nas palavras do professor, “a tese problematiza as manobras de poder-saber que ‘certas’ campanhas, projetos, resoluções e outros mecanismos utilizam para governar as mentes das pessoas. Ela foi embasada na ferramenta de análise ‘GOVERNAMENTALIDADE’ teorizada por Michel Foucault”.
Com a defesa da tese, o professor recebeu o título de Doutor em Educação. Márcio destaca o significado desta conquista: “Um marco em minha vida como sujeito-estudante e que me qualifica a olhar com outros olhos o fazer educacional, as mazelas da educação e o fazer perverso de algumas práticas escolares classificando, alijando e ou promovendo sujeitos-alunos, sujeitos professores, sujeitos-diretores meritocraticamente.”