Notícias UNIFENAS

Notícias

3 de março de 2016

Palestra na UNIFENAS aborda a revolução digital na educação


Everton Marques
Ampliar foto
Profa. Martha Gabriel procurou despertar os presentes para o fato de que a tecnologia recria a nossa realidade

“Os homens criam as ferramentas. As ferramentas recriam os homens”. Com esta citação de Marshall MacLuhan, teórico da comunicação, Martha Gabriel, palestrante internacional, autora do best seller “Marketing na Era Digital”, abriu sua palestra na UNIFENAS, câmpus de Alfenas, com o tema “Educ@r - a (r)evolução digital na educação”.

O encontro se deu com docentes da Universidade e professores do Colégio Atenas. Nele, a também especialista em marketing pela ESPM discorreu sobre as transformações sociais, os impactos na educação, suas oportunidades e desafios decorrentes das tecnologias digitais, que, segundo a palestrante, transformam o nosso comportamento.

Diante de uma tecnologia que recria a realidade, o papel do professor conteudista, aquele que detinha o conhecimento, também mudou. Com as informações disponíveis na Internet, a um clique, o professor tem que buscar novas formas de se tornar relevante para o aluno. Como disse, “as pessoas aprendem sozinhas e o professor deve ser incentivador”.

Martha Gabriel deixou dicas aos professores como, por exemplo, a necessidade de se valorizar mais o processo, em detrimento do resultado final; a importância do conhecimento prévio do conteúdo antes da aula, por parte do aluno, para melhorar a aprendizagem; e a elaboração de perguntas que o façam refletir, “sem respostas prontas do ‘Dr. Google’”, brincou a palestrante.

Como destacou, ninguém foi preparado para o que acontece agora e como tudo muda muito rápido a gente nunca vai estar preparada. “A única maneira de a gente ter sucesso é abraçar em vez de temer. O professor tem uma bagagem que é a sua expertise que o ajudará a conectar e fazer parte de algo maior.” E acrescenta: “Não é fácil para mim, não é fácil para ninguém no mundo. O mundo inteiro discute isso hoje e a única certeza que temos é que temos que abraçar, todos colaborarem para conseguirmos vencer este cenário que está acontecendo com a gente”.

A palestra, com mais de uma hora de duração, abordou ainda questões de como devemos nos comportar nas redes sociais; o crescimento exponencial da tecnologia, que neste século será de 20 mil vezes; e a necessidade de todos nós aprendermos alguma linguagem de programação e assim compreendermos melhor a geração “Z”, esta que já nasceu conectada. “A principais habilidades exigidas no século XXI são o pensamento crítico, a criatividade/empirismo e a conexão”, disse ela.

A palestra ocorreu na terça-feira, dia 1 de março, na sala de Eventos Professor Edson Antônio Velano. A Professora Gerusa Vilela Terra, diretora de graduação falou da proposta da Universidade em proporcionar a palestra com a professora Martha Gabriel: “Nós estamos realmente em um momento de mudança, que requer reflexões importantes e profundas, porque estamos lidando com uma geração que precisa disso. Então, é realmente uma palestra que visa nos inspirar para que possamos acompanhar essa geração que quer ser desafiada”.