Rodrigo e seu projeto durante o Campus Party
O acadêmico de Ciência da Computação da UNIFENAS, câmpus Alfenas, Rodrigo Carvalho Barbosa, teve seu projeto "Prototipação para Semáforos Inteligentes no Auxilio ao Transito Urbano" aceito para apresentação no Campus Party Brasil, que ocorreu em São Paulo, no período de 26 a 31 de janeiro.
Rodrigo conta que seu trabalho concorreu no processo seletivo junto com mais de 700 projetos de todo o Brasil, ficando entre os 64 selecionados. Segundo o acadêmico, o objetivo do trabalho (fruto de seu TCC) é evitar o congestionamento nas ruas, permitindo a passagem de veículos nas vias menos movimentadas. “Por exemplo, se na rua A tem carros e o semáforo está fechado e não tem carros na rua B e o sinal está aberto, esse protótipo identifica onde tem carros e libera o semáforo para esses veículos trafegarem. Se houver carros nas duas ruas, a prioridade será a via com mais veículos”.
O projeto do aluno possui também dois botões para o pedestre acionar e liberar a sua passagem. Tem ainda dois leds de dispositivos que iluminam a faixa de pedestre. “Isso ajuda tanto o pedestre a atravessar a faixa quanto o motorista na visualização”.
Para chegar ao Campus Party, Rodrigo contou com o apoio da LEU (Liga Empreendedora Universitária), por meio de seu presidente, Yago Ananias, que o acompanhou em sua apresentação. A Liga também ajudou a transformar o projeto de TCC em um negócio. “Um dos objetivos da Liga é incentivar as pessoas a participarem de grandes eventos, a passarem nos editais. E, ao mesmo tempo, divulga o nome da UNIFENAS”, ressalta Yago.
Campus PartyA Campus Party Brasil é o principal acontecimento tecnológico realizado anualmente no Brasil. Nele são tratados os mais diversos temas relacionados à Internet, reunindo um grande número de comunidades e usuários da rede mundial de computadores envolvidos com tecnologia e cultura digital. As edições já realizadas no país ocorreram a partir de 2008, na cidade de São Paulo, e em Recife, a partir de 2012.
A Campus Party surgiu na Espanha, onde foi realizado o primeiro dos eventos, em 1997, posteriormente estendendo-se a outros países como Brasil, Colômbia e México. Hoje é considerado um dos maiores eventos de inovação, ciência, criatividade e entretenimento digital de todo o mundo, tendo reunido milhares de cidadãos de todos os cantos em um único espaço. Para 2011, estão previstas a realização de novas edições em países como Venezuela, Equador, Chile e Estados Unidos.
Para organizar e facilitar a participação das pessoas, o evento é divido em quatro Zonas principais: Inovação, Criatividade, Ciência e Entretenimento Digital. Dentro das Zonas, são encontradas as Áreas de Conteúdos, onde ocorrem efetivamente as atividades programadas.
A circulação dos campuseiros, como são conhecidos os participantes do evento, é livre entre estes espaços. Cada uma das Áreas de Conteúdos conta com um assessor e uma equipe responsável por organizar palestras, debates, competições e outras atividades relacionadas à tecnologia.
Atualmente, o evento conta com as seguintes Zonas e Áreas de Conteúdos: Zona Ciência (Astronomia e Espaço), Modding e Eletrônica, Robótica); Zona Criatividade (Social Media), Design, Foto e Vídeo, Música); Zona Inovação (Desenvolvimento, Segurança e Redes, Software Livre); e Zona Entretenimento Digital (Games e Simulação).
(fonte: https://pt.wikipedia.org)