Professor observa grupo estudando como inovar o produto escolhido
Desenvolver a criatividade, desenvolver o espírito em equipe e promover o congraçamento entre os universitários. Estes foram alguns dos objetivos do primeiro i9 9, que significa “inove às nove horas”. A atividade foi proposta pelo curso de Ciência da Computação da UNIFENAS e desenvolvida pelos veteranos ao retomarem seus estudos neste mês de fevereiro.
A iniciativa proporcionou aos alunos conhecerem um pouco da Metodologia PBLe (Experiências de Aprendizagem Baseadas em Projetos). A sistemática, aparentemente, é simples: um grupo escolhe um objeto e desenvolve um projeto de inovação em relação àquele objeto.
Como explica a professora Marly Moreira Dias, foram disponibilizados vários objetos para que os grupos escolhessem apenas um a ser inovado. Ela nos deu o exemplo de uma garrafa de café. A partir do conhecimento computacional, os alunos podem criar um sensor que indique a quantidade de café no recipiente, sem que tenhamos que abri-lo. A atividade desperta, como exposto no início, “a criatividade e o trabalho em equipe, que são características fundamentais para este novo século”.
A ideia da atividade surgiu de um seminário nos Estados Unidos, que permitiu a professores da UNIFENAS visitarem universidades americanas como Harvard e MIT. Na oportunidade conheceram a metodologia PBLe, como explicou o prof. Alexandre Martins Dias, coordenador do curso de Ciência da Computação da UNIFENAS, “nesta viagem, patrocinada pela UNIFEN AS, nós conhecemos essa metodologia em uma escola de engenharia. A gente não tem a possibilidade de sempre utilizá-la porque o aluno não fica conosco em período integral, como ocorre lá. Mas pretendemos ativar, despertar a curiosidade dos nossos alunos para esse tipo de atividade, o que facilita a formação de times para criar projetos interessantes”, disse o coordenador.
O i9 9 ocorreu às 21h, no bloco da Ciência da Computação, no dia 15 de fevereiro, e teve como responsáveis pela organização a Profa. Marly, o Prof. Alexandre e o Prof. Maurício Moreira Júnior. Os demais professores participaram como avaliadores das inovações criadas.