Notícias UNIFENAS

Notícias

15 de fevereiro de 2016

Fórum aborda os desafios do ensino superior


Everton Marques
Ampliar foto
Parte dos gestores da UNIFENAS que participaram do Fórum, com a palestrante Profa. Dra. Martha

Ao abrir o 1º Fórum de Gestores da UNIFENAS, a Profa. Maria do Rosário Araújo Velano, reitora da Universidade, afirmou que o mundo passa por transformações no mercado de trabalho, o que exige ainda mais o uso sistemático de novas tecnologias para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem. “Sem esquecer todas as questões administrativas, operacionais e mercadológicas que se apresentam aos gestores universitários cotidianamente.”

Realizado de 3 a 5 de fevereiro, em Alfenas, o Fórum reuniu diretores, supervisores e coordenadores de cursos de todos os câmpus da Universidade. Dentre os objetivos elencados estavam: proporcionar ao corpo de gestores conteúdos atuais e reflexivos sobre gestão educacional; socializar e dividir experiências entre os gestores; vivenciar a importância da gestão compartilhada; e difundir a política institucional e alinhar os pensamentos e o espírito de liderança.

Além de palestrantes da instituição, palestras foram proferidas pela Profa. Abigail França Ribeiro, diretora geral do CONSAE (Consultoria em Assuntos Educacionais); pelo Prof. Tiago Muriel, diretor de negócios do CONSAE; pela Profa. Dra. Martha Gabriel, autora do best seller “Marketing na era digital”; e pelo Prof. Wildenilson Sinhorini, consultor da Hoper, autor do livro “Normas para Apresentação de Trabalhos”.

Os palestrantes deixaram claro que o perfil do aluno mudou e que a chamada “Geração Z” não quer saber de aulas puramente expositivas, ela quer ser desafiada; o que exige um professor também mais reflexivo, como foi posto na palestra “Inovação e criatividade no século XXI”, proferida pela Profa. Dra. Martha Gabriel. “A partir da hora que qualquer aluno pode ter a mesma informação que você, onde está o seu diferencial como professor? Ajudar a refletir, a utilizar essa informação para ela virar inovação, algo que tenha valor”, disse a professora, que está rankeada pela Online Universities entre os TOP 100 professores mais experts em tecnologia no mundo (posição 35º).

No que corresponde à sua atuação, os gestores foram provocados a despertar a vontade de mudar, buscar uma gestão mais democrática, dinâmica, participativa e transparente; divulgar potencialidades e corrigir fragilidades. As palestras também enfocaram o ENADE, com destaque para a necessidade do envolvimento de toda instituição. “É uma participação da instituição nesse processo, e dos alunos neste processo. Porque o aluno, ele é o egresso, ele é a informação da instituição que está indo para o mercado”, afirmou o Prof. Wildenilson Sinhorini

Outro tema também abordado foi a possibilidade de utilização estratégica dos dados da secretária acadêmica digital. Para a professora Abigail “nós precisamos extrair tudo que pudermos da capacidade instalada que já temos e utilizar os dados para garantir muito sucesso em 2016”. Tiago Muriel complementou: “Gerir bem informação hoje em uma instituição de ensino é fundamental para tomada de decisão”



Homenagem



Ao final do Fórum houve uma homenagem ao pró-reitor acadêmico da UNIFENAS, Professor Mário Sérgio, em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido à frente do evento que, como disse a Dra. Larissa Velano Dozza, pró-reitora administrativo-financeira, fortaleceu “ainda mais o compromisso da instituição na capacitação de seus gestores”. “Esse encontro e essa ideia do professor Mário Sérgio foi muito rica. É o primeiro de muitos”, declarou.

Em entrevista Mário Sérgio disse: “A gente tem usado muito que nós somos mais UNIFENAS, eu sou mais UNIFENAS, que é para que nós possamos promover mais o crescimento da Universidade, que está em um momento muito bom, de criação de novos doutorados, criação de novos mestrados, cursos de graduação a serem consolidados. Então, é um momento de crescimento mesmo da Universidade, que vai se diferenciar pela qualidade”.