Marcos de Araújo Nunes Ferreira, Geraldo Antônio Roni Neto e João Alexandre Cardoso Lopes Rêgo são alguns dos acadêmicos envolvidos com o estudo
O artigo "A doença celíaca como causa de infertilidade feminina: uma revisão sistemática", escrito por alunos do curso de Medicina da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, foi publicado na revista Femina, periódico da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia.
Segundo os autores, “a doença celíaca (DC) é uma enteropatia muito prevalente que acomete cerca de 1% da população mundial. A partir da década de 1970, sua relação com a infertilidade começou a ser questionada e, atualmente, diversas pesquisas vêm corroborando esta associação. Dessa forma, o presente estudo mostra-se relevante, pois, a partir de um maior entendimento a respeito do assunto, medidas podem ser tomadas de modo a tentar diminuir a incidência de infertilidade, algo muito estigmatizante e de influência negativa não só para a mulher, mas também para o casal. A partir deste estudo concluiu-se que a DC é um possível fator causal de infertilidade em mulheres, porém muito negligenciado na prática clínica, sendo importante lançar mão do rastreio nestas mulheres”.
Escreveram o trabalho Geraldo Antônio Roni Neto, João Alexandre Cardoso Lopes Rêgo, Hilário Parise Júnior, Antônio de Pádua Peppe Neto, Guilherme Mesquita Elias Batista Soares, Marcos de Araújo Nunes Ferreira (acadêmicos de curso de Medicina da UNIFENAS-BH); Professora Vera Lúcia Angelo Andrade, coordenadora do curso de Medicina da UNIFENAS-BH e gastroenterologista mestre e doutora em Patologia; e Liubiana Arantes Araújo Regazzoni, mestre e doutora em Neuropediatria além de professora do curso de Medicina da UFMG.