Prof. Dr. Miller; Marcelo Ribeiro de Mendonça, acadêmico de Medicina Veterinária da UNIFENAS e de iniciação científica; Prof. Dr. Jairo; Dr. Rodrigo; Profa. Dra. Marilu; e o Prof. Dr. Antônio
Pesquisadores da USP visitaram a Fazenda Vitória onde é desenvolvido um projeto relacionado a gestações de bovinos dentro do Procad (Programa Nacional de Cooperação Acadêmica). O Programa é uma parceria entre a UNIFENAS, USP e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
O professor Dr. Antônio Chaves de Assis, coordenador do projeto e o aluno de pós-doutorado, Rodrigo da Silva Nunes Barreto, ambos da USP, contam que, durante a visita, acompanharam as coletas dos embriões em bovinos para posteriores análises. “Como eu e o Rodrigo já temos certa vivência nessa parte, passaremos um pouco da nossa experiência para os professores daqui também”, diz Dr. Antônio.
Os professores Dr. Miller Pereira Palhão e Marilu Martins Gioso são pesquisadores da UNIFENAS que participam do projeto. Dr. Miller explica que, por meio desta pesquisa, será possível entender melhor as diferenças entre as gestações de fecundação in vitro e as gestações de inseminação artificial. Ele diz que a Fazenda Vitória forneceu os animais para a realização do experimento, e a empresa Biotran, conveniada com a UNIFENAS, forneceu os embriões e está dando todo o suporte logístico e laboratorial na execução dessas atividades. “O projeto é um desafio para nós, é uma transferência de tecnologia. Estamos em parceria com a USP e então estamos tentando agregar valor e melhorar a qualidade das nossas publicações”.
O professor Dr. Jairo Pereira Neves, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Reprodução, Sanidade e Bem-Estar Animal da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, observa que este trabalho é também uma oportunidade de estágio de pós-doutorado para dois docentes da instituição. “Então isso tem todo um reflexo na pesquisa, no envolvimento de alunos de graduação. Enfim, é o fortalecimento da pesquisa da UNIFENAS na área abrangida pelo convênio com a USP e a UEMA”.