Sinais ocorreu no Ginásio Poliesportivo de Alfenas
Alunos da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, juntamente com as Ligas Acadêmicas, desenvolveram oficinas com prestação de saúde, pedagógicas, esportivas, apresentação de música e teatro no Centro Poliesportivo de Alfenas, espaço onde foi realizado o 3º Sinais (Sinalização e Apoio à Inclusão Social).
Durante todo o dia 14 de novembro de 2015, visitantes da APAE de Alfenas, Paraguaçu e Areado, juntamente com o Lar São Vicente de Machado e a população em geral prestigiaram o encontro. Vivalcir Alves Sanches ficou cego no ano de 2008, quando foi atingido por uma arma de fogo. Mas não desanimou diante do fato e foi logo aprender o brile. Ele conta que muitos deficientes visuais não querem voltar a ter um ritmo de vida normal na sociedade. “Na verdade nós não temos nada de anormal a não ser o fato de não enxergarmos”.
Durante o evento, Vivalcir cantou e jogou bola. Ela diz que, com o Sinais, a UNIFENAS está ajudando os deficientes a serem inclusos na sociedade. “Existe a Lei, mas precisa ser feito muita coisa para que essa Lei seja cumprida e a UNIFENAS está proporcionando isso para nós”.
Maria Cristina da Silva, professora de Libras e coordenadora do Sinais, relata que o encontro tem uma função de educar e de compartilhar. Para ela, realizar o esse momento é sempre uma gratidão e a surpresa de que a cada ano surgem mais parceiros como as APAEs da região e outras instituições. “E o público cada vez mais aceitando, compreendendo a nossa proposta e se envolvendo”.
A professora comenta que, quando as instituições trazem os seus deficientes para o Sinais e o acadêmico vem para esse encontro, ganha o aluno que está tendo esse contato, esse convívio, e ganham os deficientes, que recebem carinho, recebem atenção, prestação de serviço. “É uma troca dos dois lados extremamente lucrativa”.
Responsabilidade de todosProfessora Gerusa Vilela Terra, diretora de graduação da UNIFENAS, enfatiza que todos os cursos estão envolvidos no Sinais, pois a inclusão é responsabilidade de todos nós, cidadãos, e os acadêmicos em formação precisam ter essa consciência, em qualquer curso que seja. “Buscamos, com isso, que cada aluno, em cada profissão, enxergue-se e verifique o que pode ser feito para a inclusão das pessoas com necessidades especiais”.
A diretora comenta que esse evento é visto com muito orgulho e carinho. “A cada ano ele cresce e abrange mais pessoas; e isso é muito importante para todos nós”.
O 3º Sinais contou também com uma exposição de artesanatos pelas instituições visitantes.
Cursos e associações envolvidas no Programa Sinais Cursos de Pedagogia, Engenharia, Administração, Enfermagem, Medicina, Odontologia/Geriatria, Ondotopediatria, Ciência da Computação, Psicologia, Liga de Nutrologia, Liga de Clínica Médica, Liga de Gastroenterologia, Liga de Urologia, COMDALF, DST, APAE de Alfenas, de Areado, de Paraguaçu, Girassol, Secretaria de Educação – Trilhas Educativas, Secretaria de Esportes, Secretaria de Saúde – Vacinação, Lar São Vicente de Paula de Machado, Comunidade Mariana de Resgate.
Patrocinaram o Sinais as empresas: Pinheiros Supermercados, Grupo Grão de Ouro, Paramotos, Vidrominas e Giovannetti Transportadora.