Notícias UNIFENAS

Notícias

15 de dezembro de 2015

8º Congresso Biomedicina e 5ª Jornada de Análises Clínicas


Rosângela Fressato
Ampliar foto
André Reis abordou o tema “Dê magia à sua vida, encante seus clientes e supere resultados”

O 8º Congresso Biomedicina e 5ª Jornada de Análises Clínicas foram conjuntamente realizados nos dias 18, 19 e 20 de novembro com o tema “Da inovação para o desenvolvimento”. Em sua programação, palestras, mesa- redonda e uma gincana no encerramento.

A palestra de abertura foi proferida pelo empresário André Ferreira Reis, que abordou “Dê magia à sua vida, encante seus clientes e supere resultados”. Segundo o palestrante, o objetivo da sua fala foi mostrar aos presentes que, independentemente dos problemas, é possível vencer e colocar magia em suas vidas. “Em meio a tantas coisas negativas ocorrendo no mundo, notamos que muitas pessoas estão perdendo as esperanças. Então nosso objetivo aqui hoje é despertar em cada um deles a esperança de dias melhores”.

Rodrigo Machado Pereira foi o segundo palestrante do evento e falou sobre “Pesquisa de compostos antitumorais in vitro”. Em sua opinião, a pesquisa é relevante para qualquer área da graduação, pois abre as portas para o aluno que sai da graduação e quer ingressar em um programa de pós-graduação.

Durante o Congresso houve uma mesa-redonda com egressos de Biomedicina contando um pouco de suas experiências. Participaram desse momento os ex-alunos Asafe Costa Lopes, representando Reprodução Humana; Lauana Aparecida Santos, representando Análises Clínicas e Pesquisa; Tatia Maria Silva Martins (representando Biomedicina Estética); Michele da Silva Gomes dos Santos (representando Imagenologia) e Silviane Fernandes de Magalhães (representando a área da Pesquisa).

A ex-aluna Michele Cristine Gomes trabalha na área de imagem, em Medicina Nuclear, em uma empresa com filial em Alfenas. Ela ressalta que, para se ter uma boa colocação no mercado de trabalho, é preciso estudar muito, correr atrás, não perder nenhum tipo de oportunidade e não ter medo. “É normal sentir insegurança ao se formar, mas não podemos parar nesse obstáculo. O segredo é seguir em frente e ter muito sucesso”.

Asafe Costa Lopes faz mestrado em Sanidade e Bem-Estar Animal na UNIFENAS. Ele diz que a Universidade abre suas portas para a pesquisa “e eu tive essa oportunidade de continuar a estudar aqui com todo o incentivo dos professores, como eu já tinha na graduação”.

O egresso observa que momentos como a mesa-redonda, com ex-alunos relatando suas experiências, são muito válidos porque, quando os acadêmicos estão se formando, eles ficam um pouco perdidos, já que o curso de Biomedicina oferece mais de 30 áreas de atuação. “Acho necessário ter um norte para saber o que fazer depois de formado”.

Professora Luisa Barbosa Messora, coordenadora do curso de Biomedicina e coordenadora adjunta do curso de Medicina, e a aluna Layza Beatriz de Souza, presidente da Liga de Citologia Clínica, explicam que o objetivo do Congresso e da Jornada foi apresentar inovações em pesquisa e nas diferentes áreas de atuação do biomédico e outros profissionais da saúde, além de ser uma relevante oportunidade para troca de experiências e conhecimentos entre graduandos, alunos de pós-graduação, profissionais e docentes.

No último dia do evento, 20 de novembro, foi comemorado o Dia do Biomédico. O congresso se encerrou com uma gincana que teve como objetivo a interação entre todos os períodos do curso, “além de uma forma de ensiná-los a trabalhar em equipe”, diz professora Luisa.

Outras palestras apresentadas no evento foram “Introdução ao estudo de células – tronco: coleta e cultivo laboratorial” (Bianca Caroline Figueiredo Bianco) e “Perícia Criminal” (Júlio de Carvalho Ponce, Bacharel em Ciências Moleculares pela USP e Farmácia Bioquímica).