Notícias UNIFENAS

Notícias

20 de novembro de 2015

Crianças de escolas públicas participam de Festival de Atletismo


Everton Marques
Ampliar foto
Crianças se divertem e aprendem um pouco mais sobre as modalidades do Atletismo

No país em que se valoriza mais o esporte coletivo, a exemplo do futebol e do voleibol, as modalidades do Atletismo ficam quase que relegadas ao esquecimento. Basta observar as escolas: a maioria possui quadras, mas pista de Atletismo e outras estruturas necessárias às diferentes modalidades deste esporte são quase que impossíveis de se encontrar. Como não praticam, as crianças possuem pouco conhecimento sobre este esporte que, em Alfenas, por meio do Festival de Atletismo da UNIFENAS, começa a ser mais difundido.

Há seis anos, o Festival, que nasceu por iniciativa do professor César Augusto Costa Rodrigues e alunos do curso de Educação Física da Universidade, convida escolas da cidade para uma manhã de diversão e competição. Desenvolvido no Centro Esportivo da UNIFENAS, que possui uma estrutura para a prática de diferentes modalidades do Atletismo, especialmente este ano, o evento ocorreu no campo de futebol do bairro Vila Formosa. Com criatividade, os universitários improvisaram uma pista para revezamento, corrida de 50 metros, salto em distância, lançamento de disco, arremesso de peso e lançamento de dardo.

Como explica o professor César, até mesmo o material usado nas provas foi adaptado pelos estudantes. Os materiais alternativos aos implementos oficiais tiveram a finalidade de promover a inclusão no esporte; muitos, como os discos e pesos, sugiram a partir de materiais recicláveis. “Nós queremos fazer com que o Atletismo possa ser praticado em qualquer lugar, em qualquer ambiente, com qualquer material.”

Mais de 100 crianças de escolas públicas de Alfenas participaram do Festival. Dividas em grupos, elas praticaram as modalidades supervisionadas e orientadas pelos estudantes do 2º período do curso de Educação Física da UNIFENAS. O que para as crianças era diversão, para os universitários era aprendizagem. Todo o planejamento, assim como a execução do evento, foi de responsabilidade dos estudantes. O resultado, após três meses de preparação até a realização do Festival, para Ingrid Barbara Gonçalves, aluna da Universidade, se deve ao trabalho em equipe. A acadêmica afirma que foi gratificante ver a animação das crianças em praticar algo pouco conhecido por elas. “Esse momento com as crianças, fazendo uma ação social também, conta para o nosso futuro. Com certeza, passar para elas estas modalidades lhes dá uma maior ideia de como funciona o Atletismo.”