Todos os cursos do câmpus de Alfenas participaram do evento
Todos os cursos da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, estiveram envolvidos com a Feira das Profissões na Escola Estadual Dr. Emílio Silveira. O evento ocorreu no dia 6 de novembro. Seja nos estandes, montados no pátio da escola, seja nas oficinas, montadas nas salas de aula, os alunos do ensino médio conheceram um pouco mais das graduações oferecidas pela Universidade.
Os estudantes da Escola puderam tirar dúvidas com professores e universitários dos cursos de Administração, Agronomia, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Pedagogia e Psicologia. “Eles conversaram com a gente e explicaram como funciona o curso e deram maior clareza para que façamos a opção certa,” disse Maria Luiza, aluna do ensino médio.
A Feira das Profissões na Escola Estadual Dr. Emílio Silveira é especial para a UNIFENAS, pois o seu fundador, Professor Edson Antônio Velano, foi professor e diretor da Escola, que inclusive foi sede dos primeiros cursos da Universidade. “É o momento que a gente relembra o início da Universidade. Então, para nós é como estar em casa”, destacou Rogério Prado, diretor de extensão e assuntos comunitários da Universidade.
Suenia Milanes, professora da Escola e responsável pela Feira, também falou da satisfação de poder contar com o apoio da Universidade em diferentes eventos. Disse que as portas da Escola, assim como as da UNIFENAS, estão sempre abertas, pois ambas as instituições atuam em “prol da Educação”.
Novidades na FeiraNeste ano a Feira contou com novidade: o concurso de melhor plano de negócio (“Pitch das Startups”), que integrou a 8ª Semana do Empreendedorismo da Escola. Sob a coordenação da Liga Empreendedora, do curso de Administração da UNIFENAS, os planos foram elaborados pelos alunos do 3º ano, a partir do Canvas, um modelo enxuto do plano de negócio. Segundo Yago Lara Ananias, presidente da Liga, este modelo define parceiros-chave, nicho de público, o quê e como fazer de forma rápida um plano de negócios, entre outras questões.
Ao todo foram seis os trabalhos apresentados, sendo a equipe do 3ª ano “A” a campeã. Eles criaram a “Conectantes”, empresa responsável pela elaboração de aplicativo que facilita a vida de professor e aluno ao disponibilizar, por meio deste, o conteúdo exposto em sala de aula, notícias de vestibular e jogos interativos. Membro da equipe vencedora, Cora Sanches afirmou ter descoberto ser possível empreender desde que se acredite em uma ideia diferenciada. “Agora é acreditar na gente.”
Os planos foram julgados por uma comissão formada pelo professor Rogério Prado, pela profa. Suenia e por Uirá Pinheiro Soares, gerente da NidusTEC (Incubadora de Empresas de Alfenas). Como premiação o 3ª “A” fará uma visita a startup Webgoal, em Poços de Caldas, para observar na prática o seu funcionamento. Esta empresa tem como sócio fundador Matheus Haddad, que proferiu a palestra “Empreendedorismo, Canvas e Motivação” para os alunos na abertura da Semana do Empreendedor, que ocorreu na UNIFENAS.
A proposta do concurso, segundo Yago, foi mostrar aos alunos que “empreender, criar seu próprio negócio é possível. E para compreenderem que entre ganhar dinheiro e fazer o que ama, deve-se escolher os dois”.
Eventos paralelosDurante a Feira das Profissões também ocorreu a apresentação do projeto “Empreendedorismo de Si Mesmo”, coordenado pela aluna de Psicologia da UNIFENAS Isama de Souza Nascimento. Ela orientou os alunos de como entrar no mercado de trabalho, de como preparar um currículo, de como se portar em uma entrevista e se autoconhecer. Também houve a apresentação de trabalhos dos alunos do 2º ano do ensino médio com uma mostra do século 19, coordenado por Sandra Maria, professora de português.