O contador Fábio Carvalho falou sobre “A contabilidade na era do SPED”
O curso de Ciências Contábeis da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, promoveu seu 1º Workshop com a finalidade de fazer intercâmbio com profissionais que trazem suas experiências.
Professora Juliana Mafra Salgado Andrade, coordenadora do curso, comenta que as vivências de profissionais que já estão no mercado de trabalho agregam conhecimento para os alunos, que passam a conhecer mais a fundo algumas realidades da área. “Os acadêmicos gostaram bastante e é o primeiro de muitos, como eles mesmos dizem”.
Durante o Workshop foram proferidas as palestras “Cruzamento de informações da Receita Federal” e “A contabilidade na era do SPED”.
De acordo com o palestrante Fábio Carvalho, contador e professor universitário, o SPED surgiu depois da unificação das informações das empresas nos níveis federal, estadual e municipal, ou seja, tudo ficou em um banco de dados só. Fábio explica que o primeiro projeto foi a Nota Fiscal Eletrônica e em seguida veio o SPED Fiscal (livros fiscais: entrada, saída, inventário, controle de estoque, apuração). Logo após, surgiu a Escrituração Contábil Digital e depois o SPED do PIS de Confins, o conhecimento, transporte eletrônico, o E Social. “Ou seja, é um sistema, um banco de dados único em que o governo cruza essas informações das empresas”.
Para Fábio Carvalho, alunos que participam de palestras como estas despertam o interesse e o amor pela profissão.