Notícias UNIFENAS

Notícias

11 de novembro de 2015

Encontro debate protocolos de medicina intensiva


Rosângela Fressato
Ampliar foto
Na Sala de Eventos I, os membros da Liga junto aos palestrantes

A Liga de Medicina Intensiva do curso de Medicina da UNIFENAS, câmpus Alfenas, promoveu seu 2º Encontro com os objetivos de discutir protocolos de medicina intensiva com a comunidade acadêmica em formação e fortalecer o conhecimento sobre medicina intensiva e cuidados paliativos no paciente crítico.

O presidente, acadêmico Guilherme Henrique Martins, explica que a Liga é recente, fundada nesse mesmo ano de 2015, e tem como finalidade aproximar a comunidade acadêmica, por meio da teoria e prática, de ações em terapia intensiva, urgência, emergência e cuidados paliativos, da comunidade externa (profissional e usuários dos serviços de saúde). Segundo ele, entre os planos dos membros, estão os seguintes: promover a relação mais próxima entre a medicina intensiva, área de tratamento crítico e de cunho altamente hospitalocêntrico, com a comunidade externa (tanto profissional quanto usuários do sistema) e executar projetos de pesquisa, de cunho bibliográfico, relato de caso e pesquisa de campo.

Acadêmicos do curso de Medicina e Enfermagem, comunidade externa (inclusive com representantes da Unidade de Terapia Intensiva da Casa de Caridade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Alfenas - Santa Casa de Alfenas) presenciaram as palestras ministradas no 2º Encontro: "Morte encefálica: diagnóstico e protocolo de transplante de órgãos" (Dr. Olavo Raimundo Guimarães Júnior; "Prematuridade" (Dr. Annie Beatriz de Carvalho) e "Atendimento ao politrauma na infânica" (Dr. Marcelo Teixeira França).