As palestras foram ministradas na Sala Prof. Edson Antônio Velano, com a presença da comunidade acadêmica
A Jornada de Informática do curso de Ciência da Computação da UNIFENAS chegou esse ano a sua 26ª edição, com o tema “Tecnologias móveis”. O coordenador do curso, professor Alexandre Martins Dias, relata que, apesar do evento existir há vários anos, ele sempre é realizado com o mesmo entusiasmo e dedicação do primeiro. “Para nós é a 26ª edição, mas para muitos alunos é a primeira. E sempre trazendo novidades, assuntos que interessam a eles, com profissionais de renome e técnicos especialistas”.
A palestra de abertura foi sobre “IPv6”, ministrada pelo analista de projetos Eduardo Barasal Morales. Segundo ele, IPv6 é um novo protocolo de internet que permite que as máquinas se comuniquem na rede. Até o momento existe o IPv4, que está se tornando obsoleto; estão acabando os endereços desse IPv4 e a internet continua crescendo. E, para dar essa continuidade, surgiu o protocolo IPv6. “Aqui na América Latina estão acabando os endereços IPv4, estamos bem próximos do final. Nas outras regiões, já acabaram. Como esse é o momento de transição, é extremamente importante para esses acadêmicos terem o conhecimento do que está acontecendo na atualidade. Para se adequar no mercado, para conseguir programar, conseguir desenvolver, tem que ter o mínimo de conhecimento na área de redes”.
Na programação da Jornada, que ocorreu de 26 a 29 de outubro, houve o lançamento do livro “HIDROSICAL: Cálculo de solução nutritiva para sistema hidropônico NFT”, pelo professor Francisco Donizeti Vieira Luz; as palestras “Rede automotiva” – professor Celso de Ávila Ramos, “MDM – Mobile Device Management” – Amarildo Martins de Mattos – Inatel, e “Mapeamento de produção científica” – Alexandre Donizete Alves – INPE; Mostra de aplicativos para dispositivos móveis; apresentação de projetos NUT; apresentação de painéis dos TCCs; campeonato de jogos; Mesa-redonda com egressos empresários; e também os minicursos: “Como criar uma Startup”; “Implantação do IPv6”; Design Responsivo”; e “Open Source Word”.