Notícias UNIFENAS

Notícias

4 de novembro de 2015

Congresso Enfermagem reúne professores e alunos em Alfenas


Rosângela Fressato
Ampliar foto
Autoridades acadêmicas presentes na abertura oficial do Congresso

Com o tema “Enfermagem integrando conhecimentos e saberes”, o curso de Enfermagem da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, promoveu a 10ª edição de seu Congresso.

A palestra inicial foi “Uma abordagem histórica sobre o Conselho Regional de Enfermagem (COREN)”, proferida pelo egresso e conselheiro do COREN João Batista Moreira. Ele falou sobre o início do órgão, ressaltando que Minas Gerais foi o primeiro Conselho a ser instituído por lei. Falou também sobre a atuação da Associação Brasileira de Enfermagem na construção do Conselho, a legalização da lei e o exercício de Enfermagem. “O COREN em Minas já existe há 40 anos, melhorando e qualificando os nossos profissionais e também normatizando e fiscalizando a Enfermagem no estado”.

Para o ex-aluno, estar na UNIFENAS foi a realização de um sonho. “Fomos muito bem estruturados e amparados por bons coordenadores e professores muito bem engajados e com experiência muito vasta. É muito gratificante retornar aqui e encontrar o curso de Enfermagem em boas mãos”.

O Simpósio apresentou uma mesa-redonda com egressos do curso abordando suas experiências profissionais. Ricardo Antônio Vieira, auditor, professor de curso técnico e tutor de ensino a distância, falou sobre sua carreira e destacou que a Universidade tem um papel primordial para formar profissionais com qualidade e competir no mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente.

Ele deixa uma mensagem para os futuros enfermeiros que presenciaram sua fala: “Persistam e suguem ao máximo os professores qualificados que o curso tem. Estudem a cada dia de aula, se dediquem aos estágios, procurem aprender cada vez mais e podem ficar tranquilos quanto à bagagem de ensino que a UNIFENAS lhes proporciona”.

Durante essa ocasião, foi exibido em vídeo o depoimento do egresso Vander Alves Pereira, que atualmente trabalha como enfermeiro do trabalho em uma empresa que presta serviço para a Companhia Vale, no Pará, e, por isso não pôde comparecer ao evento.

O ex-aluno conta que trabalhar em uma empresa do tamanho da Vale é aprender todos os dias, desde a hora que chega até a hora de ir embora. “O enfermeiro do trabalho é muito valorizado, e a empresa valoriza também cada especialização que fazemos. Sou muito feliz aqui”.

Vander relata que a UNIFENAS contribuiu muito para seu ingresso no mercado de trabalho e que ela tem ótimas referências no Pará. “Eu ouvia sempre as pessoas dizerem: ‘Você é formado pela UNIFENAS, então você é um bom enfermeiro’”. Como mensagem aos acadêmicos, o egresso diz: “Não tenham medo da concorrência, pois, através dela, nós nos preparamos mais. Aproveitem essa Universidade que é uma potência em Minas Gerais e que prepara profissionais para o mercado de trabalho”.



Trabalhos Científicos



Ainda dentro da programação do encontro, houve apresentação de 20 trabalhos científicos de alunos da UNIFENAS e da UNIFAL, além de outras instituições da região.

Para a professora Gérsika Bittencourt, membro da comissão científica do Congresso, esta foi uma parte importante do evento, que visa à pesquisa, ao trabalho científico, “pois isso complementa o que o aluno precisa. Ficamos muito satisfeitos porque foram trabalhos de ponta, muito bem orientados”.

Na opinião do coordenador do curso de Enfermagem, professor Hélder Luiz Ribeiro da Silva, a avaliação do Congresso é bastante positiva. Sobre o tema, ele enfatiza que a proposta foi agregar os conhecimentos que o curso dispõe e integrar-se com as pessoas envolvidas (professores, palestrantes, coordenador, alunos, funcionários), “todos fazendo com que todos cresçam com os conhecimentos e saberes que a prática da Enfermagem traz”.

O Congresso trouxe ainda as palestras “Atuação de enfermagem em pacientes com câncer de mama” e “Ações da enfermagem na hemodinâmica”, além do minicurso “Hematologia”.