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4 de novembro de 2015

14º Congresso de Administração do câmpus de Alfenas


Rosângela Fressato
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Professores e acadêmicos lotaram a Sala Prof. Edson Antônio Velano para prestigiarem o Congresso

“O mundo do marketing que você ainda não conhece”. Esse foi o tema do 14º Congresso de Administração da UNIFENAS, câmpus de Alfenas.

Professora Juliana Mafra Salgado Andrade, coordenadora do curso de Administração, comenta que os acadêmicos já estudam marketing durante a graduação, porém o mercado muda muito rápido nesse mundo globalizado. “Então nós procuramos trazer esse tema para abrir um pouquinho mais a cabeça dos alunos para que percebam o que está por vir: as novas tecnologias, as novas propostas do marketing para atender essa nova demanda do mercado”.

Sandra Souza Alves, professora orientadora da comissão organizadora do Congresso, diz que hoje em dia as pessoas falam em marketing pensando em propaganda. Porém, explica, o marketing vai além da propaganda, envolve o pensamento do consumidor e outras ferramentas que aguçam o consumo. “O Congresso traz propostas inovadoras que estão no mercado. Os empresários devem conhecer o contexto que o marketing envolve, para que todas as tomadas de decisões e o planejamento que fazem ao longo do ano fluam de forma mais eficiente”.

A estudante Steffany integrou a comissão organizadora do evento. Para ela, as

empresas não conhecem muito a ferramenta marketing e por isso o objetivo de falar sobre esse tema foi trazer assuntos para esclarecer sobre responsabilidade social, marketing digital e marketing corporativo para vender os produtos e mostrar o que as empresas possuem de melhor. “As empresas têm perdido dinheiro, perdido clientes porque não conhecem o marketing”.

A palestrante Hilaine Yaccoub abordou o “etnomarketing”, um termo criado juntando duas metodologias: a etnografia e o marketing. A etnografia é um método de pesquisa da antropologia em que o pesquisador mergulha no universo de uma cultura de uma tribo, de consumidores, de um PDV (ponto de venda), e a partir de coleta de dados e entendimento do sentimento, das emoções, das suas lógicas de pensamento, ele consegue definir as estratégias utilizadas. “E por que o etnomarketing ? Porque, a partir desse conhecimento, é aplicado nas estratégias de marketing. Há pessoas que chamam essa forma de trabalho, de pesquisa, como marketing etnográfico ou invasão de cenários, mas, para a antropologia, é etnografia e observação participante. A gente está lá, a gente vive, compartilha e participa de todas as experiências de consumo junto do consumidor”.

Bruno Mello falou sobre “Tendências e Oportunidades para Inovar”. Em sua opinião, nada acontece de forma isolada, e o mundo está passando por várias transformações. “Está havendo grandes tendências, que têm impacto direto na vida das pessoas e na vida das organizações. Algumas delas são: escassez de mão de obra qualificada, escassez de recursos naturais e de mobilidade urbana”.

Houve também, dentro da programação, a palestra “Inovação em Comunicação e Neuromarketing” (Fernando Kimura) e minicursos sobre Oratória, Técnicas de vendas, Como iniciar seu próprio negócio e RH (currículo e entrevista de emprego).