Abertura da Jornada com presença dos professores José Carlos, Maurício Balensiefer, Rogério Prado, Paulo Landgraf, Francisco da Cunha Neto e a aluna Raíra Andrade Pelvine
Neste ano de 2015, a comissão organizadora da 13ª Jornada Agronômica inovou na programação do evento. Em vez de trazer várias palestras, como ocorreu em anos anteriores, buscou enriquecer o conhecimento dos acadêmicos com o curso de “Recuperação de áreas degradas – Bases para Elaboração, Execução e Monitoramento de Projetos”. Com aulas teóricas na Universidade e práticas em fazendas da região de Alfenas, a capacitação foi ministrada pelo professor Maurício Balensiefer, da Universidade Federal de Santa Catarina.
De acordo com a comissão organizadora, formada por professores e alunos do curso de Agronomia, a Jornada teve por objetivo promover a difusão técnico-científica e contribuir para a formação técnica dos acadêmicos, bem como promover a capacitação complementar, a fim de formar profissionais preparados para o mercado de trabalho.
O evento foi realizado pela UNIFENAS e pela Sociedade a Brasileira de Recuperação de Áreas Degradas, com o patrocínio do Grupo Grão de Ouro. No primeiro dia de Jornada ocorreu também uma palestra com o agrônomo Antônio Teixeira sobre Sistemas Bioativos de Produção.