Notícias UNIFENAS

Notícias

27 de outubro de 2015

UNIFENAS é campeã da Copa de Medicina 2015


Everton Marques
Ampliar foto
UNIFENAS-BH teve a maior delegação da Copa MED, com 270 universitários

A Copa MED (Copa de Medicina) reuniu 11 escolas de Medicina do Estado de Minas Gerais que participaram da competição realizada em Alfenas. Foram três dias de jogos e ao final a UNIFENAS-BH se sagrou campeã geral. O título veio após um primeiro dia com 100% de aproveitamento e que culminou com participação da Universidade em nove das 12 finais que ocorreram no dia 12 de outubro.

A Atlética Medicina UNIFENAS-BH foi ouro nas finais de Futsal masculino, Basquete feminino e Voleibol feminino. O ouro veio ainda no Atletismo 100 mts feminino, com Sthefane Kelly; e no Tênis de Mesa masculino, com Emanuel Acaiaba. O Basquete masculino, o Futsal feminino e o Voleibol masculino conquistaram a prata; assim como o Atletismo revezamento 4/100 masculino; o Tênis de Mesa feminino, com Lais Mendonça; e a Peteca feminino, com a dupla Sthefane Kelly e Amanda Jardim.

A Universidade também conquistou medalhas importantes na natação. Germano Guerra foi campeão no nado livre e no de costas. Arthur Magalhães ouro no nado peito e prata no borboleta; estas provas todas de 50 mts. No revezamento 4x50 masculino a equipe da UNIFENAS-BH foi campeã.

O feminino somou pontos importantes para que a Atlética fosse campeã geral na Natação: obteve ouro nos 25 mts costas com Keitry Puchalski, que também conquistou bronze nos 25 mts borboleta; e prata nos 25 mts livre, com Thais Cesnik. Outros dois bronzes vieram na natação com Gabriela Farah, nos 25 mts peito, e com a equipe do revezamento feminino. O quarto bronze na competição foi conquistado no Atletismo, prova de 200 mts feminino, com Larissa Carvalho.

Sthefane Kelly foi a grande medalhista da UNIFENAS: 5 ao todo. A campeã na prova de Atletismo de 100 mts, no voleibol, no basquete, e prata no futsal e peteca, disse que tanto no individual como no coletivo a dedicação foi 100% em busca das vitórias. Ela destaca que pessoalmente os treinamentos são como uma válvula de escape da “maçante” rotina de estudos e servem não apenas para chegar às competições e ganhar, “mas também para se divertir, para fazer amigos. Isso que é importante. E dessa Copa a MED a gente sai muito feliz.”

Realizada anualmente, e em uma cidade diferente de Minas Gerais, este ano a Copa MED foi disputada nas modalidades: Tênis de Mesa, Natação, Atletismo (100 mts, 200 mts, 400 mts, 800 mts, salto em distância e revezamento), Handebol, Futsal, Basquete, Voleibol e Peteca. Exceto 400 mts feminino e 800 mts masculino, as demais modalidades contaram com equipes tanto no masculino como no feminino.

Para encerrar a competição, em sua maioria disputada no Centro Esportivo da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, houve um concurso de Charanga. Trata-se de uma disputa entre as baterias das atléticas e que leva em consideração vários quesitos, avaliados por uma comissão julgadora, entre eles: originalidade na apresentação, beleza e ritmo. A UNIFENAS participou com a sua já tradicional Bateria Pandemia e seu Urso como mascote.



Preparação



Nas quatro primeiras edições de que participou da Copa MED, a Atlética de Medicina da UNIFENAS-BH foi apenas como expectadora. Há três anos entrou na competição para disputar nas modalidades, e, já no primeiro ano, conquistou o título de campeã geral. Em 2014 ficou com o segundo lugar e, para sentir novamente o sabor de ser a primeira colocada, agora, em 2015, investiu em treinadores profissionais.

Visivelmente emocionado, Douglas Rafael Almeida Teixeira, presidente da Atlética, falou do sentimento de ser bicampeão da Copa. “A gente veio, fez um investimento muito grande para chegar aonde chegamos [disputando o título]. Eu particularmente termino a faculdade agora, foi minha última Copa MED. Então, saio muito feliz por tudo que aconteceu aqui e muito emocionado também.”

A delegação da UNIFENAS, segundo Douglas foi, pelo segundo ano consecutivo, a maior da competição. Em 2015 foram 270 estudantes de Medicina da UNIFENAS-BH, contando com os atletas da Universidade. O presidente disse que, graças a Deus, os alunos abraçaram o projeto da Atlética. “A gente começou este projeto há dois anos querendo promover tanto a UNIFENAS, como o nosso nome da Atlética, que, querendo ou não, é um órgão de representante dos alunos”, afirmou.

Este ano a Copa MED ocorreu paralelamente a outros dois eventos, o Interodonto e o Iterujurídico e, juntos, os três eventos esportivos trouxeram a Alfenas 4.200 pessoas. Carlos Augusto Pereira, coordenador geral da parte esportiva dos eventos, fez uma avaliação particular da Copa MED, que teve a maior parte das modalidades disputadas na UNIFENAS. “O Copa MED hoje é o maior evento deste grupo de jogos e foi sensacional. Um dos melhores com a participação em número de equipes. A UNIFENAS abriu suas portas e nos recebeu com muito carinho. E a competição foi acirrada, melhorou bastante o nível da nossa querida Copa MED.”

Em 2015 participaram da Copa as seguintes Universidades: UNIFENAS-BH (Universidade José do Rosário Vellano, câmpus de Belo Horizonte), UNI-BH (Centro Universitário de Belo Horizonte), UIT – Itaúna (Universidade de Itaúna), PUC Betim (Pontifícia Universidade Católica), UFV – Viçosa (Universidade Federal de Viçosa), UNIPAM – (Centro Universitário de Patos de Minas), UNIPAC - Juiz de Fora (Universidade Presidente Antônio Carlos), UFJF GV (Universidade Federal de Juiz de Fora Governador Valadares), Fip-Moc - Montes Claros (Faculdades Integradas Pitágoras ), Funorte - Montes Claros (Faculdades Integradas do Norte de Minas) e FAMINAS – BH (Faculdade de Minas).