Noite festiva comemora os 43 anos da UNIFENAS e homenageia o seu fundador
Everton Marques
A reitora, professora Maria do Rosário durante o seu discurso
A UNIFENAS, por meio da reitoria e a presidência da Fundação de Ensino e Tecnologia de Alfenas, proporcionou aos seus colaboradores e convidados uma noite de confraternização, de recordação, para comemorar o aniversário da Universidade, que em 2015 completa 43 anos e os 72 anos de idade que seu fundador, Professor Edson Antônio Velano, completaria no mês de setembro.
O momento festivo ocorreu no dia 3 de outubro no câmpus de Alfenas. A reitora, professora Maria do Rosário Araújo Velano, esposa do professor, fez um discurso dizendo de sua alegria em poder dar continuidade ao sonho de seu marido, que permanece vivo. Ela agradeceu professores e funcionários que trilharam e trilham o caminho de dificuldades e sucesso. “Hoje, podemos dizer, sem medo de errar, que a UNIFENAS se firmou no cenário nacional como uma instituição de credibilidade, que prima pelo alto nível de ensino, dotada dos mais modernos recursos tecnológicos, sem deixar de lado a formação ética e moral de seus alunos”, disse.
Como frase pontuais, que refletem a atual conjuntura econômica do país, a vice-reitora, Viviane Araújo Velano Cassis, descreveu seu pai, Edson Velano, como um jovem destemido, sem recursos, que, aos 27 anos, ousou ao criar uma Universidade, no interior de Minas, em pleno regime militar, a qual atravessou crises econômicas até chegar à Universidade que hoje conhecemos. “Hoje, em meio a uma crise que a cada dia se aprofunda mais, permanecemos de pé, corajosas como ele foi. Vivemos como todos os empresários e toda a população brasileira os sobressaltos gerados pela instabilidade política e as consequências da má gestão dos servidores públicos. Mas precisamos continuar o seu legado. Precisamos continuar a oferecer um ensino e saúde de qualidade mesmo em tempo de crise. Precisamos ter equilíbrio e empenho na tempestade.”
Após os discursos, um vídeo, produzido com o apoio da TV Alfenas, do Jornal dos Lagos e do Dr. Alex Dozza, contou a trajetória do Professor Edson Antônio Velano, suas conquistas e as homenagens recebidas em vida. A herança deixada pelo idealizador da UNIFENAS beneficiou e beneficia as comunidades em que a Universidade está presente. E no auge dos seus 43 anos ainda emociona. “É sempre um momento de muita saudade, mas de ótimas recordações. E sempre lembrando os ensinamentos: que é força, perseverança, apesar das adversidades, das crises e dificuldades que a gente enfrenta”, disse a Presidente da Fundação de Ensino e Tecnologia de Alfenas, mantenedora da UNIFENAS, Dra. Larissa Araujo Velano Dozza. Ela complementa: “O futuro, como sempre, vislumbra muito trabalho. A situação por que o país passa não é uma situação confortável nem favorável a nenhum segmento, muito menos para o educacional. Mas com luta, com perseverança, bons professores e com funcionários comprometidos a gente alcança os objetivos”.
A comemoração
Bruno & Diogo, Lu & Robertinho e Paulinho Veronezi se apresentaram na noite de comemoração. Entre uma apresentação e outra, histórias foram recontadas. Aos amigos, como João Evangelista Fiorini, que o acompanhava em serestas pela cidade de Alfenas, o ex-reitor deixou saudades. “Agora, muitos anos depois, com esta maravilhosa família que ele tem. E esta grandiosidade que ele construiu de tantas empresas, o hospital [Universitário Alzira Velano] e escolas em várias cidades do Brasil. Isso é motivo de imenso orgulho para nós.”
Aos que se formaram na Universidade, como Carla Sarni, egressa do curso de Odontologia, fundadora e presidente da Sorridents, a UNIFENAS deu a oportunidade da realização de um sonho. “Esta instituição foi a base para a minha carreira, a base para tudo que eu construí. E estou muito feliz por estar aqui hoje comemorando junto com a família do fundador os 43 anos da UNIFENAS. Eu me sinto muito feliz mesmo. Essa faculdade é referência na educação, é uma faculdade muito séria, é uma faculdade que realmente traz um ensino de qualidade e forma pessoas para que elas possam ser pessoas de sucesso.”
Como disseram alguns dos convidados, a história da UNIFENAS demonstra a superação de desafios. E, mesmo no atual momento de incertezas políticas, ela se mostra firme. É como disse o professor Osvaldo Mariano, diretor de dados e estatísticas, e um dos responsáveis pela estrutura física dos câmpus da Universidade: “Esta não é uma situação difícil para quem começou do nada como a UNIFENAS se iniciou. Para quem começou de um sonho, de um homem que queria criar uma Universidade em sua terra. E depois teve que partir para outras plagas para que pudesse conseguir manter na sua terra aquele sonho que teve no início de sua vida intelectual, sendo diretor do Colégio Estadual e dando aula de português.
Vice-reitora, Viviane Araújo Velano Cassis, falou dos desafios a serem superados.
Dra. Larissa Araújo Velano Dozza, presidente da Feta, destacou que bons professores e funcionários comprometidos são necessários para se alcançar os objetivos.
Bruno, Lu, Diogo e Robertinho cantando juntos
Ao cantar músicas de Roberto Carlos, Paulinho Veronezi imitou o rei
Confraternização ocorreu na UNIFENAS, câmpus de Alfenas
Vídeo que conta parte da história do fundador da UNIFENAS, professor Edson Antônio Velano, foi exibido na comemoração
Depoimentos de amigos
Carlos Mosconi – Médico, ex-deputado Federal e Estadual: “A UNIFENAS eu considero um marco na vida de Alfenas. Acho que todo mundo reconhece. Mas, muito mais do que isso, é um marco na questão da educação do sul de Minas Gerais. E com grande repercussão no resto do estado e no país inteiro. Porque mostrou que, se houver competência, determinação, vontade, mesmo uma cidade pequena, naquele tempo uma cidade pequena [década de 70], poderia se levantar uma Universidade como o Professor Edson levantou aqui em Alfenas”.
Delegado Edson Moreira – Deputado Federal: “Eu poderia fazer um discurso, mas quero falar com o coração, que às vezes fala melhor que a razão. Falar do magnífico Professor Edson Velano é para mim motivo de muita emoção, muita satisfação. Meu maior aprendizado de vida foi nos momentos em que convivi com o professor. Ele era sábio, tranquilo e sabia decidir na hora certa”.
Wanderley Velano – Advogado e irmão do Professor Edson Velano: “O Edson subiu pela escada, degrau por degrau, e não por elevador. Ele conseguiu fazer disso uma grande razão para viver. Lutou e deixou um legado que vai ficar per omnia saecula saeculorum. Amen!. Eu falei em latim: por todos os séculos dos séculos. Amém!”.
Pe. Francisco dos Santos – Pároco da Paróquia de São José e Dores de Alfenas: “Professor Edson é um homem de Fé. E foi através da fé que ele edificou a sua casa. Por isso que as suas filhas [Larissa e Viviane], a Maria do Rosário [esposa], que é fantástica, os netos e todos que trabalham hoje na UNIFENAS formam uma família, porque tem essa base que foi o Edson Velano”.