Acadêmicos e professores participaram do evento
O curso de Odontologia da UNIFENAS, câmpus Alfenas, realizou, conjuntamente, a 15ª edição de seu simpósio e o 17º Fórum Clínico e Científico. O evento ocorreu de 22 a 25 de setembro e contou com cursos e mesa-redonda em sua programação.
Na abertura, o professor Aristides Souza Júnior, coordenador do curso de Odontologia, ressaltou que esse evento é um momento de enriquecimento científico e também uma oportunidade de partilha e confraternização. “Que todos os presentes possam desfrutar de cada momento desse intercâmbio de conhecimentos proporcionados a vocês com a comodidade de estarem com profissionais renomados no cenário nacional e internacional da Odontologia”.
O presidente do Congresso, professor Dr. Ronaldo Alves dos Anjos, relata que este evento é motivo de grande satisfação, pois o aluno tem discernimento do que a Universidade emprega e do que os outros professores vêm acrescentar. “Para o currículo dele também é muito importante, pois nos 12 cursos oferecidos, abrangemos tópicos que envolvem disciplinas desde o primeiro período até disciplinas profissionalizantes”.
Professor Renato Valle de Oliveira, presidente da ABO de Três Corações, ministrou o curso “Toxina Botulínica”. Em sua opinião, eventos extraclasses como congressos são necessários para o pleno desenvolvimento dos alunos que estão em formação, “e, na nossa vida, enquanto profissionais, nunca vamos parar de estudar. Temos que participar de congressos frequentemente, de cursos e de tudo o que surge de novo”.
Egressos em destaqueNa programação do evento, uma mesa-redonda trouxe oito egressos para discorrer sobre um tema desenvolvido no seu trabalho atualmente. Dênis Soares se formou na UNIFENAS em 2013 e hoje trabalha em São José dos Campos. Ele abordou “A Interrelação entre a ortodontia e disfunções temporomandibulares”.
O ex-aluno enfatiza que estudar na UNIFENAS foi fundamental para seu atual sucesso. “Em todos os lugares aonde vou proferir palestra, faço questão de dizer que estudei na UNIFENAS e foi um prazer muito grande. Saí com embasamento teórico e prático excelente, apto a trabalhar em qualquer lugar do Brasil”.
Dênis observa que a mesa-redonda com egressos que se destacam é importante para trazer um feedback aos alunos que estão na graduação, “para dar o devido valor enquanto estão aqui dentro”.
Envolvimento com a pesquisaEsse ano, foram apresentados 15 trabalhos, em forma oral, no 17º Fórum Clínico e Científico, envolvendo trabalhos de conclusão de curso, de revisão de literatura e de casos clínicos. A maioria deles foi produzida na UNIFENAS, câmpus de Alfenas, um no câmpus de Varginha e dois na UNIFAL. Para o professor Vitor Alexandre Marinho, coordenador do Fórum, a importância da participação do acadêmico nesse evento “é a apresentação do trabalho, o envolvimento desse aluno com a pesquisa, com os professores, para produzir algum material que vai servir para o seu currículo e também para a sua conclusão de curso”.
CURSOSDurante o Simpósio foram ministrados os cursos: “Critérios Cirúrgicos e protéticos para seleção dos implantes dentários” (Professor Ricardo Alves Toscano); “Uso de materiais dentários na clínica de odontopediatria” (Professora Dra. Daniela Raggio); “Abordagem contemporânea na odontopediatria” (Professora Dra. Lucia Basto de Camargo Zaccaro); “Verdades e mitos do cotidiano clínico e relação contratual do cirurgião dentista x paciente” (Professor Dr. Arsênio Sales Peres); “Guia prático para atuação no PSF (UBS)” (Professor Dr. Antônio Carlos Pereira); “Preparo endodôntico com lima única – mito ou realidade?. Sessão única x múltiplas sessões” (Professor Dr. Marcos Frozoni e Professor Dr. Gabriel Rocha Campos); “Laserterapia de baixa intensidade” (Professor Dr. Felipe Fornias Sperandio); “Cirurgia plástica periodental” (Professor Paulo Fernando de Carvalho); “Disfunção craniomandibular: do diagnóstico ao tratamento”( Professora Dra. Marina Lara de Carli); “Laminados cerâmicos na construção de sorrisos” (Professor Dr. Marcelo Lucchesi Teixeira); e “Anatomia x anestesiologia no consultório” (Professor Dr. Miguel Carlos Madeira).
A mesa diretora dos trabalhos foi composta pelos professores Vitor Alexandre Marinho; Ronaldo dos Anjos; Renata Ribeiro Bruzadeli; Aristides Souza Júnior; Arislaine Andrade Baldim, coordenadora das clínicas odontológicas da UNIFENAS; e Julian Miranda Orsi Júnior, coordenador do Centro Pró-Sorriso da Universidade.