Alunos e Professores aderiram à proposta de estar vestidos de amarelo em prol da comemoração Prevenção ao Suicídio
“Setembro Amarelo” é uma campanha da Associação Internacional de Prevenção do Suicídio e tem como finalidade divulgar ações preventivas ao ato. Alunos e professores da UNIFENAS, câmpus de Varginha, aderiram à Campanha e promoveram momentos de informações sobre números, causas, mitos e verdades sobre o suicídio.
Segundo o acadêmico de Psicologia, Carlos Lima e as alunas Juliana e Syamon, o maior mito é não falar do assunto. Para ele, os suicídios estão passando, quase que invariavelmente, por uma doença mental que altera, de forma radical, a percepção da realidade e interfere no livre arbítrio. “Temos a obrigação social de tratar desse importante assunto de saúde publica e abordar esse tema de forma adequada”.
No mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde, 800 mil pessoas se suicidam por ano, o que corresponde a uma morte a cada 45 segundos. No Brasil, é registrada uma morte a cada 45 minutos e, de cada suicídio, seis a dez outras pessoas são diretamente impactadas. O suicídio é a 2ª causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos, também é a 15ª causa de morte no mundo.