Notícias UNIFENAS

Notícias

28 de setembro de 2015

Liga Medicina Legal e Bioética discute o uso medicinal da maconha


Rosângela Fressato
Ampliar foto
Palestrantes e membros da Liga

“O uso medicinal da maconha” foi o tema da mesa-redonda proposta pela Liga de Medicina Legal e Bioética do curso de Medicina da UNIFENAS, câmpus Alfenas, neste mês de setembro.

A acadêmica Charlene Corrêa Mendes, presidente da Liga, relata que o objetivo da mesa-redonda foi trabalhar de forma interdisciplinar esse tema que é atual em nosso meio. “Tivemos médicos, pesquisador, defensor público e bioeticista compondo a mesa. Desta forma, pudemos ter diversas visões a respeito do tema, tanto pró, quanto contra”.

Após as palestras, houve interação entre acadêmicos e palestrantes com perguntas e respostas. “Acreditamos que a discussão gerada foi de grande acréscimo para os acadêmicos presentes”, disse Charlene.

A estudante explica que, apesar da escassez de pesquisas, já há registros de que a maconha pode ser útil no tratamento de muitas doenças, como, por exemplo, AIDS, hepatite C, doença de Crohn, artrite reumatoide, epilepsia, insônia, doença de Alzheimer, câncer, ansiedade, glaucoma, asma, doença de Parkinson, síndrome de Tourette. “Assim, a Liga de Medicina Legal e Bioética viu a importância de trazer a discussão sobre o Uso Medicinal da Cannabis para dentro da Universidade”.

Para debater o assunto, foram convidados os profissionais Dr. Matheus Teixeira Rossignoli, que falou sobre "Os canabinóides e seu cérebro”; Dr. Gustavo Corgosinho Alves de Meira, que explanou sobre "Aspectos legais do uso medicinal da Cannabis”; Dr. Paulo Paiva Baisi, que expôs sobre"O uso da Cannabis e a psiquiatria”; Dra. Renata Santinelli, falando a respeito da "Tarja verde, por que não?”; e o coordenador da Liga, Dr. Ronan Conde Santos, que abordo sobre "A Cannabis e seu impacto na saúde pública".