Professor Dr. Ademir de Moraes Ferreira: “Não é preciso ser o melhor, mas estar próximo dele. Assim, o sucesso estará garantido”
O curso de Medicina Veterinária da UNIFENAS, câmpus Alfenas, promoveu a 29ª edição de sua Semana (SEMEV). A palestra de abertura “O que é ser médico veterinário” foi proferida por Dr. Ademir de Moraes Ferreira, professor do doutorado Reprodução, Sanidade e Bem-estar Animal da UNIFENAS. Em sua fala, ele mostrou os erros que cometeu durante seus 50 anos de profissão, para que os acadêmicos não cometam também.
Dr. Ademir ressaltou que muitos alunos vivem preocupados com tantos médicos veterinários se formando e o que fazer diante dessa situação. Então responde aos acadêmicos que sejam competentes. “Hoje se forma muita gente em todas as profissões e não só nessa área. Mas está se formando uma grande mediocridade, e os bons tendem a se sobressaírem naturalmente”.
O palestrante explicou como se forma a “Pirâmide do Sucesso”: quando se formam, os profissionais medíocres estão na base, na vala comum. Mas se eles estudarem mais, buscarem novos conhecimentos, subirão para o conceito Bom. De Bom passam a Muito Bom, Ótimo e Melhor. “No pico da Pirâmide estão os melhores. Entretanto, não é preciso ser o melhor, mas que esteja próximo dele. Assim o sucesso estará garantido”.
A coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Dra. Maria Cristina Costa Resck, ressalta que a Semev é a Semana mais antiga da Universidade, e tem a tradição de ser toda elaborada pelos acadêmicos, com a assessoria e aporte necessários dos professores. “Essa Semana é um momento importante, pois há profissionais diferentes, de outros locais, para mostrar aos alunos quais as realidades de outros setores, de outras regiões. Ficamos muito felizes em saber que é o aluno que está buscando essa conquista, esse espaço”.
A mesa diretora dos trabalhos foi composta pela professora Gerusa Vilela Terra, diretora de graduação; professora Dra. Maria Cristina Resck; professor Philipi Coutinho de Souza, coordenador da Semev; e professor Rogério Ramos do Prado, diretor de extensão e assuntos comunitários da UNIFENAS.
Palestras e minicursos
Durante o encontro, que aconteceu no período de 8 a 12 de setembro, ocorreram as palestras: “Linfoma cutâneo e muticêntrico”; “Gatos, FeLV e Linfomas”; “Síndrome Paraneoplásica em cães e gatos”; “Manejo nutricional em bovinos de leite”; “Doenças metabólicas em ruminantes”; “Deslocamento de abomaso”; “Biomecânica do casqueamento e ferrageamento de equinos”; “Abordagem cirúrgica do abdômen agudo em equinos”; “Ortopedia cirúrgica na espécie equina”; “Medicina Veterinária Legal aplicada aos crimes contra a fauna silvestre”; e “Principais ocorrências de pet exótico e selvagem na clínica veterinária”.
Houve ainda os minicursos “Manejo de jacarés do papo amarelo” e “Casqueamento e ferrageamento básico em equinos”.