A egressa Josiane e a professora Maria Cristina
A professora da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, Maria Cristina da Silva, e a egressa de Pedagogia, Josiane de Cássia Figueiredo Bastos, participaram de uma capacitação em Língua de Sinais ministrada pela escritora, professora e intérprete Sueli Ramalho Segala, em Varginha.
Maria Cristina e Josiane contam que Sueli é um ícone na Língua de Sinais. Ela é surda-severa/profunda e a única poliglota com 32 línguas de sinais do mundo. Segundo elas, durante o evento, foi possível adquirir grande bagagem de conhecimentos. “A LIBRAS está sofrendo constantes mudanças e avanços, sempre há novidades e precisamos sempre estar atualizados”, diz Maria Cristina.
Josiane é intérprete de LIBRAS na rede estadual do Centro de Apoio aos Surdos (CAS) da Delegacia Regional de Ensino e trabalha com surdos em uma escola de Divisa Nova. “Fiquei muito admirada com a fala da professora Sueli, pois sempre acompanho seus trabalhos e tinha vontade de conhecê-la. Seus ensinamentos acrescentaram muito em meu currículo e na minha vida”.
A Professora Maria Cristina comenta que a palestrante parabenizou o curso de Pedagogia da UNIFENAS pela dominação da LIBRAS e pelo trabalho de inclusão que Josiane desenvolve em sua cidade. “A sensação de ver uma ex-aluna com sucesso profissional é a mesma que um jardineiro tem na primavera; ela percebeu a importância desse trabalho e quis isso para sua vida, superando todas as barreiras e desafios que a inclusão possui”.