Notícias UNIFENAS

Notícias

21 de agosto de 2015

Aluna de Medicina apresenta trabalho em Goiânia


Rosângela Fressato
Ampliar foto
Os acadêmicos de Medicina Felipe, Jessica, Paulo, Artur, Gabrielly, Flávia, Caroline, Helena (em cima, da esquerda para direita), Cristine, Professora Ciderleia e Gabriela (em baixo, da esquerda para direita)

A acadêmica do 6º período do curso de Medicina da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, Cristine Benetti, apresentou o trabalho “Visita Domiciliar: Redesenhando Estratégias de Prática em Saúde da Família” no 11° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, em Goiânia – GO.

O artigo é uma discussão sobre a disciplina ministrada no 1º período do curso de Medicina, na qual os alunos têm o primeiro contato com a Unidade Básica de Saúde e a comunidade, acompanhando visitas domiciliares com vista à promoção da saúde e prevenção de doenças.

“Achei interessante o fato de organizarem o congresso, dividindo os trabalhos apresentados por temas; desta forma, apresentei nosso trabalho em uma sala, na qual outros acadêmicos de Medicina de outros lugares do país, incluindo Tocantins, São Paulo e Niteroi, puderam compartilhar experiências semelhantes, de disciplinas semelhantes, mas em contextos sociais, econômicos e políticos diferentes”, diz Cristine.

Segundo ela, os profissionais de enfermagem, filosofia e psicologia, que dão aulas em disciplinas semelhantes fomentaram a discussão com o ponto de vista do professor, enriquecendo ainda mais o conhecimento dos participantes.

A acadêmica informa que a conclusão da sala de discussão foide que o SUS é muito bem elaborado na teoria, mas na prática apresenta muitos problemas. “No entanto, muitos profissionais trabalham duro para a mudança desta realidade. A importância da disciplina Políticas e Práticas de Saúde no 1º período do curso de Medicina é a levar o aluno a conhecer esta realidade e perceber que ele pode ser um profissional capaz de promover mudanças significativas no sistema, a ponto de construir uma saúde pública de melhor qualidade e mais democrática”.

O evento teve como tema “O desafio do SUS Universal”, e ocorreu de 28 de julho a 1 de agosto. O trabalho teve ainda como autores os estudantes Artur Vilela Machado, Caroline dos Santos Caixeta, Felipe Marcelo Nunes Oliveira, Flávia Mantovani Coli, Gabriela Muniz Garcia, Gabrielly Aparecida Miranda Cabral, Helena Moretti Bressane, Jéssica Mattar Vilela e Paulo Roberto Floriano Júnior, sob orientação da professora da disciplina de Políticas e Práticas em Saúde, Ciderleia Castro de Lima.