Os professores do curso de Ciência da Computação e funcionários do NED Maurício Moreira Júnior e Patrícia Carolina de Souza Pereira, a professora Dra. Miriam Graciano e a professora Marly Moreira Dias
O método de aprendizagem TBL (Team Basead Learning ), utilizado pela professora Dra. Miriam Graciano no curso de Medicina da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, será apresentado na Conferência Anual da Associação para a Educação Médica na Europa (AMEE), em Glasgow, na Escócia, em setembro.
Dra. Miriam explica que o método, que em português significa Aprendizagem Baseada em Equipe, foi implantado na UNIFENAS com a ajuda do Núcleo de Educação a Distância (NED) da Universidade sob a coordenação da professora Marly Moreira Dias e apoio dos professores Maurício Moreira Júnior e Patrícia Carolina de Souza Pereira, que criou o ambiente virtual Moodle.
A metodologia é realizada em seis passos: o estudo do aluno com aquisição de conhecimento teórico; teste individual, com o feedback imediato; o mesmo teste, porém, em grupo; uma aula finalizando os conceitos trabalhados; um momento de aplicação que, no caso da Medicina, é um caso clínico; e o sexto passo, que pode ser simultâneo ou posterior, que ocorre quando o aluno discorda de alguma questão. E o chamado é o momento da apelação.
Para este trabalho, utiliza-se a plataforma Moodle, onde estão inseridos os questionários e as respostas. “Acredito que o trabalho foi aceito para apresentação na Escócia porque nós inovamos na metodologia. O TBL já é utilizado na Medicina há bastante tempo, mas é feita manualmente, com testes escritos”, relata Dra. Miriam.
Professora Miriam conta que a Associação para a Educação Médica na Europa (AMEE) é uma organização mundial, com membros em 90 países, nos cinco continentes. “A nossa participação é importante porque vamos ver o que tem de mais vanguardista dentro da educação médica; segundo, porque estamos levando o nome da UNIFENAS para um dos maiores eventos sobre educação das profissões médica e de saúde”.