As professoras doutoras da UNIFENAS Laura, Ligiane, Valéria e Tatiana
A UNIFENAS, câmpus de Alfenas, por meio da professora Dra. Laura Helena Órfão, juntamente com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), está desenvolvendo o projeto denominado “Eficiência no uso de resíduos da produção animal na agricultura familiar”.
Laura explica que, visando à formação de um núcleo emergente de pesquisas, professores que são recém-doutores e que estão começando a carreira de pesquisadores, pesquisadores do mestrado em Ciência Animal e do curso de graduação em Agronomia da UNIFENAS se uniram a pesquisadores da UFLA, através dos departamentos de Medicina Veterinária e Zootecnia daquela instituição para trabalhar com esse projeto. “Estas pesquisas contribuirão significativamente para o avanço e difusão do conhecimento sobre a eficiência do uso de resíduos da produção animal dentro do Estado de Minas Gerais. Como benefício social, ambiental e econômico, espera-se contribuir com a disponibilização e adoção pelos pequenos produtores de metodologias eficientes para uso e destinação correta dos resíduos produzidos, geração e aumento de renda destas famílias”, explica a professora.
A pesquisadora relata que os objetivos propostos neste projeto passam também pela formação de um núcleo de pesquisa voltado para a produção animal sustentável em nível de agricultores familiares; aprimoramento de novas técnicas de aproveitamento de resíduos da produção animal (resíduo da filetagem de tilápia e dejetos de suínos e aves) e avaliação de eficiência da utilização destes resíduos como composto orgânico na produção de forragens. “Como produto, em nível de comunidade cientifica, espera-se o desenvolvimento de pesquisas de alto impacto e o fortalecimento dos programas de graduação e de pós–graduação mineiros, aos quais os pesquisadores estão vinculados”.
Os pesquisadores da UNIFENAS são, além da professora e coordenadora, Dra. Laura Órfão, as professoras doutoras Ligiane Aparecida Florentino, Tatiana Cristina da Rocha e Valéria Vânia Rodrigues. O grupo de pesquisadores da UFLA é composto pelos professores doutores Márcio Gilberto Zangeronimo, Márcio André Stefanelli Lara, Renata Ribeiro Alvarenga e Thiago Fernandes Bernardes.
O projeto “Eficiência no uso de resíduos da produção animal na agricultura familiar” foi aprovado pela FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais) e está em fase de iniciar experimentos. O valor financeiro que foi aportado é de R$332.261,00. Com esse dinheiro, será possível a compra de equipamentos e de material de consumo. “Com esses novos equipamentos, conseguiremos cada vez elaborar mais as nossas pesquisas, torná-las melhor, com mais resultados para a sociedade”.