Turma do curso noturno da Agronomia durante a primeira aula
As aulas do segundo semestre na UNIFENAS, câmpus de Alfenas, tiveram início com uma novidade: o curso de Agronomia está sendo oferecido também no período noturno.
Essa notícia agradou a muitas pessoas que trabalham durante o dia e não tinham a oportunidade de fazer uma graduação. É o caso de Dones Daniel Lara, da cidade de Carmo do Rio Claro. Ele se formou no curso Técnico Agrícola e trabalha na parte comercial de uma empresa de defensivos agrícolas. Agora quer cursar Agronomia neste novo horário que a Universidade disponibilizou. “Sempre vivi na roça, trabalhei na roça e por isso tinha muito interesse nessa graduação, mas que fosse possível eu continuar trabalhando também”.
Ana Carolina Barbosa trabalha o dia todo e tem um filho pequeno para cuidar. Por isso, o sonho de cursar Agronomia sempre foi adiado. Agora, com essa oportunidade, ela está realizando seu desejo sem abrir mão do trabalho.
A caloura conta que sua irmã se formou na UNIFENAS em Agronomia também, e, acompanhando o desempenho dela no decorrer do curso, teve ainda mais certeza da profissão que queria seguir. “Meu pai tinha sítio e desde pequenas crescemos nesse meio. Ver minha irmã realizada, bem empregada e com sucesso só fez aumentar minha vontade de cursar Agronomia”.
O coordenador do curso, professor Dr. Paulo Roberto Corrêa Landgraf, conta que esta iniciativa de oferecer o curso no período noturno se deve à grande procura pelas aulas por aqueles que querem estudar e trabalhar durante o dia. “Estávamos com esse plano há dois anos e agora deu certo”. Professor Paulo ressalta que o perfil das aulas é o mesmo existente no período matutino: os professores são os mesmos, a carga horária é a mesma, assim como a qualidade do curso. “A nossa preocupação sempre foi a de colocar no mercado de trabalho um engenheiro agrônomo com perfil de pesquisa, ensino e de conhecimento adquirido dentro da Universidade”.
Professor Dr. Adauton Vilela de Rezende, coordenador do Mestrado em Ciência Animal, proferiu a aula inaugural “Profissão Engenheiro Agrônomo”. Em sua opinião, o curso ofertado no período noturno é uma avanço dentro da instituição. Ele observa que os graduandos que já trabalham na área agrícola serão favorecidos no ensino e no conhecimento, pois vivenciam a profissão na prática. “Com isso, o rendimento escolar dessa turma será muito bom. E também terá um ganho profissional muito grande porque já está focada realmente naquilo que quer”.
Boas-vindas aos calouros
Os cursos de Direito, Medicina e Odontologia também receberam seus calouros na segunda-feira, 03 de agosto. Nos primeiros contatos, os coordenadores exibiram um vídeo institucional e explicaram os procedimentos dos cursos e demais orientações acadêmicas.
A assessora de Marketing e Comunicação do Hospital Universitário Alzira Velano, Soloni Viana, proferiu a palestra “Uma iniciação à vida”, para os novos estudantes de Medicina.
Augusto Vinícius Santos Galvão veio de Tucumã do Pará (PA). Ele fez o Processo Seletivo em diversas universidades, mas escolheu a UNIFENAS pelo conceito. “Por meio de pesquisas na internet vi que a UNIFENAS é uma Universidade de alta qualidade”. O calouro pretende se especializar em cardiologia e está entusiasmado com os estudos.
André Debiazi Cordini também veio de longe, Orleans (SC), para se formar na UNIFENAS. Ele conta que conheceu a instituição por meio de amigos que se formaram no câmpus de Belo Horizonte e todos elogiaram a Universidade. “Estou feliz e esperançoso de fazer um ótimo curso”.
Os veteranos e os novos estudantes foram recebidos com pipoca e algodão-doce.