Notícias UNIFENAS

Notícias

11 de agosto de 2015

Veteranos e coordenação do curso de Medicina-BH enfatizam o orgulho de ser UNIFENAS


Everton Marques
Ampliar foto
Calouros e coordenadora do curso após a “Cerimônia do Jaleco”

A recepção de boas-vindas aos calouros de Medicina de Belo Horizonte procurou demonstrar o orgulho de ser UNIFENAS. A proposta, que contou com o apoio da supervisão do câmpus e o Dapev (Diretório Acadêmico Prof. Edson Antônio Velano), foi de iniciativa da coordenação do curso. A programação ocorreu desde as primeiras horas do dia e se encerrou com a “Cerimônia do Jaleco” no período da noite de 3 agosto.

Quem participou da recepção pôde acompanhar falas pontuais, como a do aluno Wilson Torrano, 6º período, e a egressa, hoje professora do curso, Bruna Costa, do que representa fazer parte de uma instituição, sentir-se em casa, como no seio de uma família. É como afirmou Sara Helena, aluna do 8º período e vice-presidente do Dapev: “Como é bom estar na UNIFENAS-BH, como é bom o PBL, como é bom o método de ensino, como vale a pena investir nessa Universidade”.

Tal segurança foi transmitida a calouros como Lara Bignoto, de Belo Horizonte. Em entrevista, ela disse que, ao se matricular no curso, pôde fazer uma visita guiada pelo câmpus e se apaixonou pela estrutura. “Agora, ouvindo todo mundo falar, meus veteranos, dá mais segurança, mais empolgação”, afirmou.

Como nem todos tiveram a oportunidade de conhecer o câmpus, na programação de boas-vindas houve um espaço para os alunos, acompanhados pelos professores Gláucia Cadar, coordenadora adjunta do curso de Medicina, e Galileu Filho, diretor técnico do Ceasc (Centro de Ensino e Atenção à Saúde da Comunidade "Prof. Edson Antonio Velano"), visitarem laboratórios e a biblioteca.

A professora Flávia Freitas, coordenadora do Nedem (Núcleo de Estudos em Medicina), falou sobre o método de ensino adotado no curso, que é a aprendizagem baseada em problemas (PBL – problem based learning). “É um processo de aprendizagem centrada no estudante, que promove o trabalho, em pequenos grupos, de forma colaborativa, com a presença do professor, que é um facilitador do processo de aprendizagem”.

Recepção com familiares

Ampliar foto
Autoridades presentes à recepção aos calouros de Medicina


A recepção, que começou com as boas-vindas da coordenação do curso pela manhã, no finalzinho da tarde contou com presença de pais e familiares dos calouros. Eles presenciaram uma intervenção do grupo Doutores Só Risos, formado por estudantes de Medicina e que leva alegria a hospitais. Vídeos produzidos por iniciativa do Dapev mostraram um pouco da vida do acadêmico e a alegria de estarem na UNIFENAS-BH.

A história da Universidade, iniciada em 1972, suas conquistas e expansão, lideradas pelo fundador professor Edson Antônio Velano, até a criação do curso de Medicina na capital mineira, foi contada pelo professor Fuad Haddad, supervisor do câmpus. Uma forma a mais de fazer com que se sentissem em casa. “O objetivo agora é trabalhar sempre dessa forma, para que todos sintam orgulho de serem alunos da UNIFENAS”, afirmou Fuad.

Palestrante da noite, o primeiro coordenador do curso de Medicina da UNIFENAS-BH, o médico Carlos Mosconi, que, como deputado federal foi relator da saúde na Constituinte de 1988, se emocionou ao final da recepção, no momento chamado “Cerimônia do Jaleco”. Na verdade, a emoção contagiou a todos os presentes, pois coube aos pais, familiares ou padrinhos o ato de colocar o jaleco nos futuros médicos, com direito a juramento. “A gente fica muito feliz de ver essa juventude maravilhosa do Brasil entrar numa faculdade de Medicina com uma disposição enorme de poder vencer na vida, de poder terminar o seu curso, depois exercer bem a profissão. É uma maravilha”, declarou Mosconi.

No que depender da professora Vera Lúcia Ângelo Andrade, que assumiu a coordenação do curso neste semestre, momentos calorosos como o desta recepção deverão ser uma constante na graduação de Medicina. “Vários familiares vieram de fora, de longe. Para eles é muito importante, pois estão deixando o seu filho e entregando-o para uma instituição. Querem saber se ele será bem recebido, bem acolhido. Ficam aliviados quando percebem que uma instituição séria organizou um receptivo bem feito. Acho que a questão é o acolhimento”.

Ação de boas-vindas

No mesmo dia da recepção aos calouros de Medicina, a Universidade promoveu uma ação de boas-vindas a todos os estudantes do câmpus de Belo Horizonte. Assim como os alunos dos cursos de Direito, Administração e Medicina da Unidade Itapoã, os alunos dos cursos de Enfermagem, Biomedicina da Unidade Jaraguá foram recepcionados com pipoca e algodão-doce.



Ampliar foto
Estudantes visitaram os laboratórios do câmpus


Ampliar foto

Recepção aos estudantes da Unidade Jaraguá