Notícias UNIFENAS

Notícias

10 de abril de 2015

Evento na UNIFENAS mostra projetos de extensão

Seminário Rural e Mostra Artística também compuseram a programação do encontro


Rosângela Fressato
Ampliar foto
Integrantes da Ópera da Cidade Preta

O 14º Fórum de Extensão Universitário da UNIFENAS teve início na segunda-feira, 23 de março, juntamente com o 13º Seminário UNIFENAS Rural e 8ª Mostra Artística e Cultural, a qual este ano homenageou a poesia. Ocorreu também, na abertura do encontro, uma homenagem ao professor do curso de Agronomia, Dr. José Messias Miranda, que faleceu no dia 3 de março, vítima de um enfarte. O professor Adriano Bortolotti da Silva (violão) e a acadêmica Tatiane Braga (vaga) cantaram “Cio da Terra” (composição – Milton Nascimento e Chico Buarque) e “Romaria” (composição – Renato Teixeira).

Professor Rogério Ramos Prado, diretor de Extensão e Assuntos Comunitários da UNIFENAS, comenta que a proposta do evento é fazer um link com a comunidade. No período de 23 a 27 de março, houve apresentação oral dos projetos realizados junto à comunidade, em todos os câmpus da UNIFENAS. “Os trabalhos são desenvolvidos por alunos, professores e muitos deles com participação da comunidade; temos inúmeros parceiros que atuam conosco”.

Um dos projetos apresentados foi “Plantando e Colhendo Saúde”, coordenado pelas professoras Dra. Alessandra Cristina Pupin Silvério e Miriam de Castro Graciano. A proposta do trabalho, segundo a professora Alessandra, é mapear a saúde do trabalhador rural de uma forma geral, de atenção primária à saúde, de exames, “mapear mesmo a saúde, ver a colinesterase para verificar intoxicações, para sabermos como está o nosso trabalhador frente aos praguicidas”.

Para a docente, esse projeto é de extrema importância, pois o trabalhador rural está “meio que abandonado e, por meio desta pesquisa, alunos e professores, com apoio da Emater, FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais) estão levando a ele vários conhecimentos”.





Agronomia tecnológica



Com o tema “Uso da informática na agricultura”, o curso de Agronomia promoveu a 13ª edição do Seminário UNIFENAS Rural, com diversas palestras. O coordenador do evento, professor José Carlos Campos, diz que o Seminário contribui para a evolução dos conhecimentos de todos os participantes. Em relação ao tema, o professor explica: “Uma grande evolução tecnológica vem ocorrendo no mundo, e o agronegócio não pode ficar fora. Eu costumo dizer que devemos abandonar a foice e a enxada e usar a técnica do computador”.



Tributo à Poesia



A Mostra Artística e Cultural deste ano, em sua 8ª edição, fez uma homenagem à Poesia, com diversas obras declamadas por acadêmicos, professores e funcionários. Para o professor José Claiter Paula, o que leva uma pessoa a escrever um poema é o sentimento, amor, vivência, a vida, a natureza, e muita leitura.

A coordenadora da Mostra, professora Jussara Mesquita, relata que se emocionou ao declamar “Flor do Maracujá”, de Catulo da Paixão Cearense, pois conheceu essa obra por meio de seu pai. “Eu sempre tive vontade de fazer esta homenagem também ao meu pai”.

Professora comenta que a Mostra, encontro semestral, começou como um sonho e aos poucos virou realidade. “Estamos atingindo nossos objetivos, que são trazer essa sensibilidade da arte para os alunos e valorizar os nossos artistas - funcionários, alunos e professores”.

Poesias declamadas

Tributo à Poesia Brasileira: Catulo da Paixão Cearense (Flor do Maracujá) – Professora Jussara Mesquita; Tributo à Poesia de Caetano Veloso (Podres Poderes/Língua/Quereres) – Professor Márcio Moternai Swerts; Tributo à Poesia de Chico Buarque de Holanda (Todo o sentimento – voz e violão) – Acadêmicos Myriam Santos (Psicologia) e Ramon Mansur (Direito); Tributo à Poesia de Vinícius de Morais (Soneto da Fidelidade e Rosa de Hiroshima) – Professora Jussara Mesquita; Tributo à Poesia de Thiago de Melo (Estatuto do Homem) – acadêmicas Bianca Luiza Lopes e Larissa Alves da Silva (Direito); Tributo à Poesia Portuguesa de José Régio (Cântico Negro) – acadêmicas Eliana Regina de Souza e Helyza Michelle Pereira (Pedagogia); Recorte da Ópera da Cidade Preta – acadêmico Bruno Souza (Psicologia); Tributo à Poesia Brasileira (Versos Íntimos – Augusto dos Anjos) – Professora Jussara Mesquita; Tributo à Poesia de Cecília Meireles (Canção e Epigrama n.2) – Professora Mônica Fernandes Rodrigues; Tributo à Poesia Alfenense (José de Ávila, Maria José Corrêa Cardoso – As palavras) Idalécio Esteves (Sermão do Planalto). Um poema do Professor Edson Antônio Velano foi interpretado pelo professor José Claiter Paula e Silva, que também declamou poema de sua autoria, Eu queria que o tempo voltasse...; professor Celso Ávila Ramos, acadêmico Nivaldo José Martins, professor José Claiter Paula e Silva. O professor João Batista Cruz colaborou com o projeto indicando os poetas alfenenses