Notícias UNIFENAS

Notícias

10 de abril de 2015

Comunidade acadêmica de Varginha apresenta atividades de extensão


Rosângela Fressato
Ampliar foto
Alunos e professores lotaram a sala de apresentação

Professores e egressos da UNIFENAS, câmpus de Varginha, divulgaram os projetos de extensão, durante o 14º Fórum de Extensão Universitária e 8ª Sessão de Apresentação Oral, que ocorreu em março. Paralelo ao Fórum, houve também uma mostra dos cursos do Pronatec.

No evento foram exibidos oito trabalhos que contribuíram com a população. Presente à sessão, Rômulo Azevedo Ribeiro, presidente da Câmara de Vereadores de Varginha, ressaltou que os trabalhos de extensão da Universidade têm levado qualidade de vida e melhoria para as pessoas, sobretudo para as mais carentes. “Reconheço e elogio o belo trabalho da UNIFENAS voltado ao social”.

Supervisora do câmpus de Varginha, professora Christiane Navarra Frogeri Pimenta relata que a realização do Fórum foi gratificante, o resultado, positivo e a participação dos alunos, excelente. “As turmas que estão chegando ao câmpus puderam conhecer com seus próprios colegas os projetos que foram desenvolvidos em 2014 e também, por meio da Mostra, sentiram o que é a prática, o movimento do aluno com a comunidade, e, nesse momento, com a comunidade acadêmica”.

A ex-aluna de Enfermagem Letícia Moraes Pagano, hoje mestranda em universidade federal, apresentou um projeto no Fórum. Em sua opinião, a extensão universitária é uma forma de ter contato precoce com o campo de trabalho, conhecer, saber se é aquilo mesmo que o aluno deseja fazer. “A extensão abre a visão do aluno e é uma fonte rica de oportunidades”.

Lara Aparecida de Freitas, também egressa de Enfermagem, convidada a divulgar o seu trabalho, disse que a extensão é um dos melhores caminhos para o aluno continuar crescendo dentro da universidade e também após os estudos. “Para mim, foi essencial participar dos projetos, pois eles me ajudaram a passar na residência Multiprofissional”.

A coordenadora de Extensão, professora Lydia Maria Braga Foresti, observa que a UNIFENAS tem conquistado o Selo de Instituição Socialmente Responsável em função do impacto provocado pelos projetos de extensão, pelos trabalhos desenvolvidos junto à comunidade, na busca de soluções para os problemas levantados. “Então, o ensino, a pesquisa e a extensão, como um todo, como uma visão holística, são a preparação do profissional qualificado que a UNIFENAS oferece à sociedade”.



Mostra Pronatec



Paralelo ao Fórum, ocorreu a Mostra dos cursos Pronatec, coordenada pela professora Giulia Bani, e que teve como finalidades proporcionar aos alunos a oportunidade de apresentar suas habilidades e também aproximá-los do mercado de trabalho.

A professora Roberta Ribeiro de Carvalho, coordenadora do curso de Farmácia e responsável pelos cursos de Farmácia e Estética do Pronatec, conta que alunos do curso de Estética promoveram o “Momento de Beleza”; os de Farmácia aferiram a pressão arterial e prestaram orientações sobre o descarte de medicamento, diferença entre remédio similar e genérico “e outras orientações que competem a eles na prática profissional”.

Os alunos dos cursos de Enfermagem fizeram o teste de glicemia capilar (exame que avalia a quantidade de glicose no sangue), falaram sobre o câncer de mama, hipertensão e diabetes. “Já os estudantes do curso Agente Comunitário de Saúde prestaram orientações sobre a prevenção das DSTs/AIDS”, disse a professora Ana Elisa Teles, coordenadora do curso de Enfermagem e Agente Comunitário da Saúde do Pronatec.



Projetos apresentados



No evento foram exibidos os trabalhos “Atenção Farmacêutica no Consultório Farmacêutico” (professora de Farmácia, Adriana Pereira Freire Junqueira); “Orientação Vocacional Profissional na Escola” (Professora de Psicologia Denise Costa Ribeiro); “Arte na Universidade” (Professora de Psicologia Christiane Navarra Frogeri Pimenta); “Enfermagem e Educação: cursos, oficinas, simulações em laboratório e eventos” e “Liga de Urgência e Emergência em Enfermagem” (egressa de Enfermagem Lara Aparecida de Freitas); “NAGEBE: Núcleo de Atenção à Gestante e ao Bebê” (egressa de Enfermagem Letícia Morais Pagano); “Banco de Dentes” (professora de Odontologia Érika Pásqua Tavares); e “Sorriso e Saúde” (professora de Odontologia Luísa Foresti Salgado Lima).